Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uma Mão para o Tomás

Fizeram-nos um pedido de partilha de um evento.
Obrigada Raquel Mendonça. Partilhamos com muito gosto.




No dia 4 de Setembro a Quinta do Leigal em Santo Tirso abre as portas a todas as gerações, para a apresentação dos livros da autora Helena Osório, com ilustrações de artistas plásticos consagrados. Metade das vendas reverte a favor da campanha Tampinhas por uma mão pelo Tomás.

Estão por isso todos convidados a estar presentes neste evento.

A morada é Quinta de Leigal, Rua Eng.º Fernando da Silva Coelho, 822, 4780-273 Lama, Santo Tirso.
Se não puderem comparecer agradecemos que divulguem o evento. Obrigada!


A página do evento é: http://www.facebook.com/#!/event.php?eid=213141642073153

Participem ou Partilhem. Ajudar é tão simples e fácil!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Associação Milagre de Vida

A Associação Milagre de Vida e Preparação Para o Parto é uma Associação sem fins lucrativos, com Sede no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, na Avenida Professor Egas Moniz nº 7 Santa Maria da Feira

Tem como objecto:

  •  Organizar cursos de planeamento da gravidez, parto e pós-parto;

  • Promover cursos de preparação para o parto pelo método psicoprofilático; 

  •  Promover actividades no âmbito das competências parentais; 

  •  Organizar eventos privilegiando a participação de toda a família;

  •  Organizar e colaborar em acções de formação no âmbito da criança, adolescente, jovem e família;

  • Desenvolver na comunidade competências que conduzam a estilos de vida saudáveis;

  • Cooperar e potenciar o diálogo e as relações de parceria com entidades nacionais e comunitárias ou internacionais nas acções, actividades, programas e projectos que visem a promoção da saúde e bem-estar do indivíduo desde a sua concepção até a idade adulta;

  • Criar e colaborar em grupos técnicos, grupos de trabalho e parcerias pluridisciplinares que numa abordagem transdisciplinar, favoreçam a prossecução dos objectivos;

  •  Exercer qualquer actividade que contribua para a melhoria da qualidade de vida das crianças, dos jovens e das suas famílias e para o bem-estar da população em geral;

  • Pautar as suas acções, pelo rigor científico, tendo em conta as orientações do OMS; DGS; MS e pela especialização, técnicoprofissional, humanização e isenção, coerência, inovação, complementaridade e cooperação.

TORNE-SE SÓCIO

Torne-se sócio da "Associação Milagre de Vida e Preparação para o parto"(AMVPP), imprima e preencha a ficha abaixo e envie para:Av.Egas Moniz nº7, Santa Maria da Feira. Além de usufruir de descontos em todas as actividades realizadas pela AMVPP, tem os direitos previstos nos Estatutos e participar de uma forma activa na AMVPP. A cota é apenas de 10euros ano!
OU Envie a sua inscrição por e-mail: associamilagredevida@gmail.com e os dados referentes  à sua transferência multibanco para NIB 001800032130807702015 - Santander Totta.

As informações foram retiradas de: http://asspmilagredevida.blogspot.com/

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fundação Vitor Baía - Linha de Valor Acrescentado

Desde o passado dia 12 de Agosto, a Fundação Vitor Baía tem uma linha de valor acrescentado para recolher fundos que permita apoiar as causas com as quais está associada. Essa nova forma de ajudar foi anunciada na página do facebook da Fundação (http://www.facebook.com/fundacaovitorbaia), a 12 de Agosto, da seguinte forma:
"Efectuamos hoje o lançamento da linha de valor acrescentado, que vai contribuir para a concretização dos projectos sociais da Fundação Vítor Baía. A partir de agora para apoiar as nossas causas pode ligar para o 760206050 (custo da chamada 0,60€ + IVA). Agradecemos à Fundação PT este apoio e contamos com a sua ajuda! FVB"

domingo, 28 de agosto de 2011

Campanha O MEU PRIMEIRO LIVRO

"Vários autores aderiram à campanha de solidariedade "O Meu Primeiro Livro", promovida pela Editora 7 Dias 6 Noites, que pretende fazer chegar às escolas moçambicanas e cabo-verdianas livros de contos para a infância. A campanha vai incluir a colecção "Papéis Pintados", assinada por nomes ímpares do mundo da literatura portuguesa e estrangeira. João Tordo, Hélder Reis, Tânia Ribas de Oliveira, Vanda Marques, Cristina Carvalho e Francisco Fernandes são apenas alguns dos autores que aceitaram o desafio da Editora 7 Dias 6 Noites para escrever um livro no âmbito desta campanha. A mesma iniciativa incluirá o lançamento da colecção "Papéis Pintados", assinada por nomes sonantes da literatura portuguesa e estrangeira, que irão ser anunciados no próximo mês de Fevereiro. A campanha "O Meu Primeiro Livro" terá a duração de um ano. Por cada livro vendido desta colecção, uma criança moçambicana ou cabo-verdiana vai receber um exemplar igual ao que foi adquirido, oferecido pela editora e pelo autor. Os livros estão agrupados num pack de dois exemplares, em que um vai para o leitor e o outro terá um espaço no interior para que este faça uma dedicatória, de forma a que a criança que o recebe saiba quem lho oferece. Este exemplar fica retido na loja para posteriormente ser enviado para Moçambique ou Cabo Verde. Nesta iniciativa, a Editora conta com a colaboração das embaixadas, livrarias, escolas e Câmaras Municipais." Informação retirada de: http://www.7dias6noites.com/campanhas.asp?m1=7&m2=1&m3=1 Para saberem quais os livros da campanha poderão consultar: http://www.7dias6noites.com/campanhas.asp?m1=7&m2=1&m3=2

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inquéritos solidários - Outra hipótese

Há algum tempo, fiz aqui um post sobre preenchimento de inquéritos, que podem ajudar causas solidárias. Hoje, quero divulgar outra hipótese de ajudarem, respondendo a inquéritos. Para tal, basta irem a http://www.mundodeopinioes.com.br/ow/index.aspx?filterid=2335&chapterid=1075, inscreverem-se e começarem a responder a inquéritos. Sempre que terminarem um inquérito, perguntar-vos-ão se querem contribuir para uma causa e qual escolhem.
Ajudar é tão fácil!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Doação de óculos usados

Há dias, recebemos por email informação sobre recolha de óculos efectuada pelos Lions. Fica aqui a informação recebida, juntamente com o nosso agradecimento à Rute Santos, por nos ter reencaminhado essa informação. Também podem encontrar indicações sobre este programa em: http://www.lionsclubs.org/PO/our-work/sight-programs/eyeglass-recycling/index.php "Nos últimos nove anos, os Lions enviaram cerca de 48 milhões de óculos para os Centros Leonísticos de Reciclagem de Óculos oficiais. Embora este número impressione, milhares de outros óculos permanecem esquecidos em gavetas, porta-luvas, caixas de achados e perdidos em escritórios, aeroportos e hotéis. Desde o apelo de Helen Keller para que se tornassem "Paladinos dos Cegos" em 1925, os Lions desencadearam uma cruzada para a conservação da visão. A necessidade é imensa - uma em cada quatro crianças não consegue ver bem o suficiente para ler sem óculos. Ao chegar aos 40 anos, 90% de todos os adultos precisarão de óculos. A vida de cerca de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro melhoraria com uns simples óculos graduados. Estas estatísticas assombrosas antes da Organização Mundial da Saúde demonstram porque os Lions precisam continuar comseus esforços para recolher e reciclar óculos. Os óculos que são doados a países em desenvolvimento permitem a um grande número de pessoas enxergarem bem pela primeira vez na vida. Reciclar óculos custa tão pouco, ainda assim a despesa para corrigir deficiências visuais é astronómica para muitas pessoas em países em desenvolvimento. Em muitos países, um exame de vista custa tanto quanto o salário mensal e muitas vezes há apenas um médico para centenas de milhares de pacientes fazendo com que seja extremamente difícil consultar com um oftalmologista. Problemas de visão deficiente deixados de lado, sem tratamento, podem levar à cegueira ou ao desemprego de adultos. O programa de doação de óculos beneficia milhões de pessoas todos os anos.
*Directrizes do Programa*
Todos os tipos de óculos para crianças e adultos são bem-vindos, inclusivamente os de grau muito forte ou fraco. Óculos para leitura e óculos de sol são também aproveitados. Os óculos recolhidos podem ser enviados pelos CTT ou entregues directamente no:
Distrito Múltiplo 115 do Lions Club Rua Basílio Teles, 17 - 3º C * *1070-020 Lisboa (Junto ao IPO em Lisboa - à Praça de Espanha)"

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sonho d'afectos

A Sonho D’Afectos é uma instituição portuguesa, criada em 2010, sem fins lucrativos e com cariz de Direito Privado. Tem como objetivo principal ajudar todas as pessoas, em particular, crianças com todo o tipo de limitações. Apoia o universo solidário com ações concertadas no campo dos sem-abrigo, onde em parceria com instituições como a AMI, desenvolve recolhas de roupas, produtos de higiene e bens alimentares. Intervimos também no apoio específico aos idosos, suprindo necessidades básicas, numa esfera etária flagelada por diversos problemas. Estamos atentos, interventivos e sempre sensíveis aos casos que diariamente chegam à nossa sede social em Vila Nova de Gaia e à nossa delegação do Porto. Acreditamos num mundo em que todos os seres humanos são agentes de desenvolvimento e integração, garantindo a dignidade e o respeito pelos Direitos Humanos, bem como a partilha de recursos de uma forma equilibrada e sustentável.
Todas as informações estão disponíveis em: http://www.sonhodeafectos.org/page4.html
"Sonho d'afectos, com a nossa ajuda o mundo muda"
Existem várias formas de ajudar esta instituição, desde voluntariado, sócios, linhas solidárias, etc.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sustentabilidade nas Organizações sens fins lucrativos

Decorre nos próximos dias 13, 14 e 22 de Setembro, em Almada a formação "Sustentabilidade nas Organizações sens fins lucrativos"

Folheto de divulgação.

Ficha de inscrição.

Os interessados/as poderão enviar a ficha de inscrição para os contatos a baixo apresentados.

Ana Vizinho
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Técnica do Núcleo Distrital de Setúbal
setubal@eapn.pt
Av. D. João II, Nº14 - R/C Dtº
2910-548 Setúbal
Tel: +00351 265 535 330 Fax: +00351 265 535 329
http://www.eapn.pt/ 
http://flashrede.blogspot.com/  

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Curso de Voluntariado Internacional

Inscrições para uma nova edição do Curso de Voluntariado Internacional a decorrer no Porto e em Lisboa
A Pista Mágica - Escola de Voluntariado continua a sua missão: "Construir competências para o exercício do voluntariado, resultando num efectivo instrumento da acção humanitária"

Assim sendo,  estão abertas as inscrições para uma nova edição do Curso de Voluntariado Internacional a decorrer no Porto e em Lisboa, nos dias 10, 17 e 24 de Setembro (Sábados).

Consulte a agenda em:
http://pista-magica.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=2

Informação disponível no site:
Este curso oferece aos seus participantes a possibilidade de se prepararem para todas as fases de uma missão de cooperação internacional. Permite uma consciencialização da complexidade da vida em missão e da necessidade de, antes de tudo, percorrer os passos necessários para uma experiência harmoniosa, mesmo em contextos difíceis.

Duração: 20 horas
Propósito: Preparar profissionais, voluntários e aspirantes para missões de cooperação no estrangeiro.
Destinatários: População em geral; voluntários e aspirantes a voluntários em missões internacionais.
Conteúdos:
1.Noções introdutórias,
2.Ciclo da missão,
3.Desafios,
4.Esferas de sobrevivência,
5.Consciência cultural.
As informações foram retiradas de: http://www.plataformaongd.pt/agenda.aspx?id=1264

domingo, 21 de agosto de 2011

Voz pelos Objectivos do Milénio

No dia 31 de Agosto terá início a campanha “Por Um Objectivo”. Este projecto da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) reúne um conjunto de músicos portugueses reconhecidos pelo grande público que dão a voz pelos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas.
 
Os Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family associam-se a este projecto e pretendem alertar os jovens para questões humanitárias e de desenvolvimento, em particular para os ODM.
 
A campanha tem a duração de 8 semanas e é acompanhada de um passatempo. Em cada semana uma banda dedica uma música a um ODM e incentiva os jovens a adivinhar a que Objectivo se associam.
 
Como refere o Responsável de Comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD, “é necessário que os jovens sintam estas causas, pensem em como as podemos resolver e no final façam algo. Temos de agir para melhorar o mundo em que vivemos.” De realçar que este é um projecto sem qualquer recolha de fundos, onde as bandas têm como objectivo principal dar voz por um conjunto de causas que dizem respeito a todos nós.
 
Mais informação em
http://www.facebook.com/#!/POR1OBJECTIVO
As informações foram retiradas de: http://www.plataformaongd.pt/agenda.aspx?id=1234

sábado, 20 de agosto de 2011

Falta de sinalização nas passadeiras

Olá a todos!


Desta vez gostaria de partilhar convosco uma situação que eu entendo que devemos defender por nossa justiça.

Desde há muito tempo, que me tenho apercebido da degradação da pintura (ou inexistência das mesmas) nas passadeiras de peões, devido à má manutenção.
Este facto é extremamente prejudicial aos deficientes visuais (com pouca ou quase nenhuma visão), dado que o relevo ou a lisura das superfícies pintadas, funcionam como sinalização das mesmas.
Se em conjunto com esta realidade se juntar a inexistência de sinais sonoros nos semáforos junto das passadeiras, então, temos de facto um problema gravíssimo de falta de mobilidade e de autonomia para com estas pessoas.
Devo realçar a importância destas duas ferramentas para os cegos e pessoas de baixa visão.
Quando se depende de uma bengala para as deslocações, ou do contraste visual para nos guiarmos, o que é o caso dos cegos e amblíopes, é muito importante que todos os sinais sejam bem visíveis.
Se a lisura ou a rugosidade estão demasiado esbatidas e os sinais sonoros não funcionam, estão simplesmente a descriminar os deficientes visuais impedindo-os de serem autónomos.

Quem tem a sua visão perfeita nunca pensou provavelmente na importância destas ferramentas, mas quem possui esta limitação e quer continuar a ter uma vida digna e independente, esbarra muitas vezes com estes obstáculos que tem que transpor.

Assim sendo esta era uma falha que eu, e com certeza vocês, gostaríamos de ver colmatada, para isso apelo a quem tenha contacto com os órgãos competentes, neste caso as Câmaras Municipais do distrito do Porto, ou outros, para uma chamada de atenção ou até mesmo uma reclamação, para a rápida resolução deste problema.


Agradeço a vossa participação.

Este texto foi publicado pela Mila no Partilho Contigo

Vamos todos ajudar, por todos nós que somos peões e precisamos de usar as passadeiras para nossa segurança. E por todos os que têm necessidades especificas para poderem ser autónomos.
Por favor divulguem.
Mudar o mundo está nas nossas mãos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Grupo 1 EURO - Agosto

Há dias, descobri no facebook o Grupo 1 EURO. A ideia do Grupo é a seguinte: cada membro do grupo ajuda com 1 Euro a causa desse mês. Inicialmente, o mês estava dividido em três períodos diferentes. De 1 a 10, as instituições propunham-se. De 11 a 20, realizavam-se as votações, carregando em "gosto". De 21 até ao fim do mês, cada membro do grupo contribuia com 1 EURO para a Instituição escolhida esse mês. Atendendo a que os "gosto" não correspondiam às doações efectivas, hoje, o grupo está a funcionar de forma diferente. Continua a ser divulgada uma instituição por mês, mas entre as que foram propostas em meses anteriores. Para quem quiser mais informações, podem encontrar o grupo em http://www.facebook.com/?ref=home#!/apolof?sk=info A partir deste mês, o Dividir para Multiplicar junta-se ao grupo. Por isso, todos os meses divulgaremos aqui a causa do mês. E começamos assim... "Este mês, vamos tentar reunir a maior ajuda possível, para que a Ana Isabel possa vir a ter a sua cadeira de rodas especial o quanto antes. Esta cadeira custa cerca de 12.000€. Portanto, é simples, só temos de optar entre arranjar a cadeira, ficando com menos 1 moeda de 1€ no bolso, ou não fazer nada. Um abraço! Sigam esta ligação: http://www.espalharafectos.blo/​gspot.com~"

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRAVI - urgência

O PRAVI - Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas - está a atravessar uma situação muito complicada.
O apoio que dão a cães e gatos está em risco, por falta de alimentos.
Fica abaixo as formas de ajudar e podem descobrir mais informação em: http://pravi-portugal.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Linha rara

Linha Rara é o nome de um serviço de utilidade pública que visa promover o esclarecimento e encaminhamento de todos os utentes com dúvidas e problemas relacionados com as doenças Raras. Para que este serviço funcione na perfeição é necessário, além dos profissionais que colaboram voluntariamente, toda uma estrutura de telecomunicações que possibilite o funcionamento em pleno deste serviço. Para fazer o seu donativo para este projecto : 0010 0000 4235 5110 0013 8 - Banco BPI Mais informações em http://linharara.pt/ Os doentes Raros do nosso país agradecem!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Música pela Somália

Por estes dias, todos sabemos que a situação humanitária na Somália é seriamente grave. Também todos nós queremos saber como podemos ajudar. A associação "Save the Children" lançou uma campanha que podem conhecer em: http://www.imgonnabeyourfriend.org/ Aí, encontrarão duas formas de ajudar: através da realização de donativos ou através do download do iTunes de uma música de Bob Marley. Para mais informação, podem também consultar: http://www.savethechildren.org/site/apps/nlnet/content2.aspx?c=8rKLIXMGIpI4E&b=6478593&ct=11106731

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ANEM

Não me enganei a escrever, a associação de que vou falar hoje é a ANEM, Associação Nacional de Esclerose Múltipla.
"A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crónica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere com a capacidade do mesmo em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio, entre outras.

Denomina-se Esclerose pelo facto de, em resultado da doença, se formar um tecido parecido com uma cicatriz, que endurece, formando uma placa em algumas áreas do cérebro e medula espinal.

Denomina-se Múltipla, porque várias áreas dispersas do cérebro e medula espinal são afectadas. Os 
sintomas podem ser leves ou severos, e aparecem e desaparecem, total ou parcialmente, de maneira imprevisível.

É desmielinizante porque há caracteristicamente lesão das bainhas de 
mielina que envolve É degenerativa porque surge também lesão da própria fibra nervosa, por vezes irreversívelmente as fibras nervosas."

Ajudar esta associação é muito fácil e existem 3 formas distintas de o fazer:

»Tomando conhecimento dos factos acerca da EM;
»Aderindo voluntariamente a programas de apoio às pessoas afectadas com EM;
»Colaborando e apoiando a ANEM no sentido que sejam criadas condições favoráveis aos deficientes, aproveitando no máximo as suas capacidades, evitando impeli-los para a aposentação, e dar-lhes a possibilidade de se ajudarem a si mesmos.
  

Para se inscrever como voluntário ou sócio tem que preencher a ficha de inscrição disponível na página da ANEM.
O valor minímo para as quotas é de 8.5€, de forma trimestral.
Todas as informações estão disponíveis no sitio da ANEM em: http://www.anem.org.pt/index.htm

domingo, 14 de agosto de 2011

O que fazer àqueles bens que já não uso?(2)

O Banco de Bens Doados é um projecto da ENTRAJUDA que pretende fazer chegar às instituições que apoia produtos não alimentares doados por empresas e particulares.
Saiba mais em http://www.bancodebensdoados.pt/quem_somos.php

“Tudo quanto não se dá, perde-se.”
Madre Teresa de Calcutá

sábado, 13 de agosto de 2011

O que fazer àqueles bens que já não uso?



A BUS - Bens de Utilidade Social é uma associação ajuda famílias e instituições de solidariedade social com mobílias, electrodomésticos, roupa de cama/casa, etc.

Ajudar é tão fácil, não é?

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um simples clic para apoiar a Ajuda de Mãe

Hoje, mais uma forma de apoiar uma instituição totalmente gratuita. A Ultramax, empresa do ramo do combate ao envelhecimento, está a oferecer um berço para a Escola do Arco, por cada 1000 "gosto" na sua página no facebook. A página é: http://www.facebook.com/#!/UltraMaxPortugal?sk=wall Sobre o projecto Escola do Arco podem encontrar informação em: http://www.ajudademae.pt/novos-projecto/escola-do-arco

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Linha de Emergência Social

Por vezes, deparamo-nos com situações de crise ou emergência, para as quais não só não temos solução, como também não sabemos para onde encaminhar. Por isso, hoje, fica aqui informação sobre a Linha de Emergência Social: "A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é um Serviço Público, gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto (24 h por dia, 365 dias por ano), para protecção e salvaguarda da segurança dos cidadãos em situação de Emergência Social. A LNES está disponível através do nº 144. Na LNES são tratados essencialmente dois tipos de situações: · Crise – caracteriza-se por uma situação de grande vulnerabilidade e desprotecção, resultante de não estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de sobrevivência pelo que se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os Serviços Locais de Acção Social (SLAS). · Emergência – caracteriza-se por uma situação de grande vulnerabilidade e desprotecção, resultante de não estarem asseguradas, as condições mínimas de sobrevivência e que constituam um perigo real, actual ou iminente, para a integridade física, psíquica e emocional do individuo/família, necessitando de intervenção imediata." Os grupos de intervenção prioritária são: vítimas de violência doméstica, abandonados, desalojados e sem-abrigo. Estas e outras informações poderão ser encontradas em: http://www2.seg-social.pt/preview_documentos.asp?r=22852&m=PDF

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAIS-Desperta Consciências

Os Centros CAIS reúnem actividades diurnas, dirigidas a pessoas e famílias em situação de exclusão social ou outras privações sócio-económicas, que necessitam de ser apoiadas no processo da sua integração social.
As actividades têm como objectivo incrementar a auto-estima, promover a aquisição de novos conhecimentos e saberes, desenvolver o espírito de grupo, fomentando relações de amizade e afecto.
Os utilizadores são integrados num plano de acção individual, em articulação com acompanhamento do serviço de apoio psicossocial.

Uma das formas de ajudar a Cais é através donativos. Ao contribuir colabora para os projectos sociais e de sustentabilidade da Associação.
Escolha como pretende apoiar à nossa Associação:
1) Torne-se Sócio

  • Mínimo de 10€ por ano (sem receber a revista).
  • Quota anual de 50€ (recebe mensalmente a revista na morada indicada).
Seleccione a melhor opção:
a) Transferência bancária para o NIB 003300000011767361105 (Banco Millenium BCP); e o envio do cupão, devidamente preenchido, para cais@cais.pt
b) Cheque: remetido para a Associação CAIS, acompanhado pelo cupão impresso na Revista CAIS ou disponível para download aqui: FichaSocios.pdf
Importante: caso opte por se tornar nosso sócio, não se esqueça de nos remeter o cupão devidamente preenchido (digitalizado por email ou impresso por correio).
2) Faça um donativo
  • Regular ou esporádico em géneros, serviços e numerário (através de transferência bancária ou cheque).
  • ou ligue para o 760 459 000 (custo por chamada de 0,60€ + IVA).

3) Através do IRS
  • Sabia que pode doar 0,5% dos impostos que já pagou ao Estado? Basta assinalar X no campo 9, do Anexo H do Modelo 3 da sua declaração de IRS e preencher o número de contribuinte da CAIS: 503 404 756. É rápido, simples e não tem qualquer implicação no valor de liquidação do seu IRS.
Todos os donativos e quotas poderão ser deduzidos no seu IRS ao abrigo da Lei do Mecenato.
Para mais informações, fale connosco: 21 836 90 00
Associação CAIS – Rua do Vale Formoso de Cima, 49 -55. 1950-265 Lisboa

As informações foram retiradas de: http://www.cais.pt/page/view/14/colaborar/sociosdonativos

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Carrinhos de compras para famílias carenciadas

O El Corte Inglés oferecerá 50 carrinhos de compras a famílias carenciadas de Vila Nova de Gaia, desde que sejam atingidos os 5.000 "gosto" na página do facebook "Âmbito Cultural - Gaia Porto" até ao próximo dia 30 de Setembro. Vamos todos carregar em "gosto" em http://www.facebook.com/#!/ambitoculturalgaia?sk=app_190322544333196?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Voluntariado hospitalar - Acreditar Porto

A Acreditar está a precisar de voluntários no Núcleo do Norte, conforme a informação divulgada no página do facebook da Associação: http://www.facebook.com/#!/acreditar:
"Função: voluntariado hospitalar com crianças com cancro; disponibilidade quinzenal, das 11h45 às 14h30 e das 18h30 às 20h30; idade igual ou superior a 25 anos (preferencial); entrevista imediata; disponibilidade para iniciar funções em Setembro. Para mais informações e envio de candidaturas contactar acreditar_nrn@acreditar.pt Muito obrigado!"

domingo, 7 de agosto de 2011

Bebida Solidária

No ano em que a SIC Esperança se foca na temática da Educação, a Bebida Solidária – a marca de água mineral natural Vitalis – procurará, com a ajuda de todos, melhorar o regresso às aulas de muitas famílias, já no próximo mês de Setembro.
Assim, durante este Verão, uma percentagem da venda das garrafas de Vitalis, Bebida Solidária, irá reverter a favor da SIC Esperança, que com a verba angariada irá criar bolsas escolares. Estas bolsas pretendem entregar material e livros escolares que irão, assim, fazer do regresso às aulas um momento mais tranquilo e menos doloroso no orçamento de muitas famílias.
Para tornar este projecto uma realidade, contamos com uma rede de parceiros a nível nacional. Cada distrito ou região autónoma do país tem um representante que se encarregará de identificar os potenciais beneficiários desta iniciativa. Será também possível receber candidaturas de famílias de Norte a Sul do país.
Por cada garrafa de água Vitalis que comprar, estará a contribuir para a criação destas bolsas escolares para crianças e jovens necessitados. Procure o selo Bebida Solidária nas garras Vitalis e, sem pagar mais por isso, estará a investir no futuro de quem mais precisa.
Mais informações disponíveis em www.sicesperanca.pt e www.vitalis.pt
SIC Esperança – Vale a pena acreditar
 
 

sábado, 6 de agosto de 2011

Uma gota de água solidária

Devem estar a perguntar-se o que vem a ser isto de "água solidária"? A fragrância Tous H2O, criada sob os padrões do desenvolvimento sustentável e lançada no ano passado, continua fiel ao seu compromisso inicial doando, por cada embalagem vendida, 15 litros de água potável à organização Intermon Oxfam, que opera em países de terceiro mundo. Agora já está mais fácil de entender, não é? Afinal ao comprar perfume também podemos ajudar. Boas compras!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mini Maratona Sport Zone

Que tal fazer um pouco de desporto, pagar um valor simbólico e contribuir para uma causa social? O valor para as inscrições para a Mini Maratona Sport Zone, que se realizará no próximo dia 18 de Setembro, revertem para a Fundação Vitor Baía, concretamente para financiar a construção de uma casa de acolhimento para crianças e jovens, segundo a informação que podem consultar em: http://www.facebook.com/pages/MEIA-MARATONA-SPORT-ZONE/105882956100354#!/fundacaovitorbaia
Até dia 4 de Setembro, a inscrição, que poderão realizar em http://www.meiamaratonasportzone.com/ ou numa loja Sportzone custa apenas €3.
Entre dia 5 de Setembro e dia 17 de Setembro, o custo da inscrição sobe para €5.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reto à Esperança

"A Reto À Esperança é uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo principal acolher de forma gratuita pessoas que sofrem de qualquer tipo de dependências de drogas e álcool. Ao entrarem nas casas de acolhimento da Reto À Esperança os toxicodepentes deixam para trás todos os seus vícios e iniciam o programa terapêutico que se realiza em três fases: desintoxicação, desabituação e reinserção”, As oficinas ocupacionais são uma das grandes bases da vida nos centros da Reto À Esperança. Aqui os jovens ocupam e valorizam o seu tempo aprendendo um ofício de carpinteiro, electricista, mecânico, bate-chapas, canalizador, pintor ou restaurador de móveis."
Informação retirada de: http://associacaoretoaesperanca.pai.pt/
Para ajudarem esta instituição, poderão doar o que vos sobra em casa ou comprar os artigos que vendem nas lojas. De referir que também recolhem electrodomésticos avariados.
Abaixo, fica digitalização do folheto da Associação.
De segunda a sexta-feira, funcionam de manhã e de tarde.
Ao sábado, apenas de manhã.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Voluntariado Jovem

És jovem,  tens tempo livre e gostarias de ajudar os outros, ser útil à sociedade, marcares a diferença?
Então este post é para ti.

O sitio do voluntariado jovem  reúne vários projectos de voluntariado, em Portugal,  em áreas diversas como o apoio às crianças, apoio aos idosos, desporto,etc. Para participares terás que te registar como voluntário e em seguida, depois de escolheres um projecto, fazer a tua inscrição.Neste sítio tens acesso aos contactos das entidades que promovem os projectos. Se tiveres alguma dúvida contacta directamente as entidades promotoras responsáveis pela gestão dos projectos.

Só tens de aceder a: http://voluntariadojovem.juventude.gov.pt/

De que estás à espera?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Serviços Elo Social

A ELO SOCIAL - Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto gere o CEP - Centro de Emprego Protegido, que desenvolve diversos serviços com vista a "assegurar as condições que permitam às pessoas com deficiência que não têm oportunidade de integração no mercado aberto de trabalho o desempenho de uma actividade produtiva e, sempre que possível, a transição para o mercado de emprego normal."
Os serviços incluem Lavandaria Industrial, Estofamento, Carpintaria e Jardinagem.
Podem encontrar mais informação em: http://www.elosocial.org/cep.php.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Uma Casa para o Mundo

Está prestes a nascer, em Lisboa, o primeiro Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas em Portugal. Deverá estar a funcionar antes do final deste ano. Para mais informação, consultem:http://www.boasnoticias.pt/noticias_Lisboa-vai-ter-uma-casa-para-crian%C3%A7as-refugiadas_7412.html Em http://www.refugiados.net/_novosite/cacula.html, poderão encontrar as seguintes formas de ajudar:
  • realização de donativo (que encontrarão nessa página)
  • aquisição de um relógio da marca Swatch, sendo entregues €6 por cada relógio adquirido.