A afasia é uma perturbação da linguagem adquirida subitamente devido a uma lesão cerebral. O AVC é a principal causa de afasia mas esta pode ter outras causas tais como o traumatismo craneo-encefálico, o tumor cerebral, uma infeção...
Imagine que ....neste preciso momento e de repente, perdia a capacidade de expressar, compreender o que lhe dizem, ler e escrever, mas sem perder a sua inteligência e raciocínios.
Como é que a sua vida ia mudar?
A afasia não afeta a inteligência, mas afecta a COMUNICAÇÃO. Disfunção familiar, perda da autonomia, isolamento social, desemprego e desequilíbrio emocional são algumas das consequências que afetam tanto a pessoa com afasia como a sua família. Os tratamentos disponíveis no mercado têm-se revelado insuficientes para minimizar essas consequências. Isto conduz a uma recuperação emocional, familiar e social incompleta alimentando a dependência de subsídios, medicação e apoios do estado.
Acresce o facto da afasia ser um problema desconhecido da maioria da população o que faz com que existam inúmeras barreiras na sociedade que lhes dificultam a inclusão e a participação. Mais do que adaptar a pessoa à sociedade, é URGENTE adaptar a sociedade à pessoa! Se a afasia afecta muito mais do que a linguagem, os tratamentos também têm de propor soluções mais holísticas...
O Instituto Português da Afasia traz para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares dando-lhes uma rede de suporte e novas oportunidades de participação e envolvimento social.
TRÊS eixos de intervenção do IPA:
- Pessoa com afasia. Mais bem-estar. Mais interação. Novas oportunidades de participação social
- Familiares e amigos. Mais suporte. Mais capacitação. Mais parceria no processo de recuperação.
- Sociedade. Mais informação e conhecimento acerca da afasia. Mais acessibilidade comunicativa. Mais inclusão .
Com ajuda de importantes parceiros nacionais (como a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos - ADEIMA, a Fundação EDP, o Instituto de Empreendedorismo Social), e com importantesparceiros internacionais (Aphasia Institute of Canadá, Connect of UK or Triangle Aphasia Project of EUA), estamos prontos para dar o próximo passo e implementar a solução. No entanto, revela-se fundamental que a sociedade tome consciência deste problema que a afasia.
A verba que procuramos angariar com esta campanha de crowdfunding destina-se à realização de ações de sensibilização e informação acerca da afasia junto de vários agentes da sociedade e criar alicerces para um trabalho conjunto de integração destas pessoas.
NÃO CONSEGUIR FALAR NÃO É IGUAL A NÃO TER NADA PARA DIZER.
AJUDE-NOS A DAR VOZ A ESTA CAUSA."
Retirado de: http://ppl.com.pt/pt/causas/instituto-portugues-afasia
A campanha de crowdfunding está ativa até 20 de Agosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário