Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Legião da Boa Vontade

Na Legião da Boa Vontade o Voluntário é recebido como um Ser Humano. Vem para somar esforços em prol do bem comum da Humanidade, na Economia da Solidariedade instituída pela LBV há décadas.

Ao Voluntário da Legião da Boa Vontade, não são impostas quaisquer restrições de raça, sexo, religião, nacionalidade, posição social ou cor.

O acto de voluntariar-se a uma causa como a LBV é procurar viver em Sociedade Solidária, para a felicidade de todos os povos do Planeta.

Sejam quais forem as razões que o trouxeram ao nosso convívio, o importante é que o Voluntário está disposto a um grande investimento na felicidade por servir, na realização profissional, a aplicar as suas habilidades em favor de pessoas carenciadas; no prazer de aumentar o seu ciclo de amizades, na oportunidade de trocar experiências, no enriquecimento dos seus conhecimentos materiais e espirituais, no encontro com outros profissionais e na alegria de compartilhar as suas habilidades com outras pessoas.

O Voluntário da LBV está a investir num futuro melhor, num Portugal melhor e numa Humanidade mais feliz.

A acção do voluntário na LBV

Grande parte dos Programas de Solidariedade Social da LBV é desenvolvida pela acção voluntária.

Apoio ao Sem-abrigo

Integrar as equipas de atendimento aos Sem-abrigo da Ronda da Caridade.

Apoio emergencial a famílias carenciadas

Actuar na distribuição, e na composição de cabazes ou nas visitas domicilares às famílias atendidas pelo Programa “Um Passo em Frente”.

Campanhas de Valorização da Vida

Promover a divulgação das Campanhas com distribuição de folhetos, cartazes, faixas alusivas em eventos desportivos, e outras actividades. Participar de seminários e palestras promovidas pela LBV, como orador ou nas tarefas de apoio.

Formação do Cidadão Ecuménico

Integrar equipas de visitas de conforto espiritual aos lares ou hospitais. Colaborar nas Aulas de Moral Ecuménica - AME, ministradas às crianças e adolescentes. Participar nas Reuniões Ecuménicas da LBV colaborarando na recepção, na mobilização e nas tarefas de apoio.

Unidade Móvel de Saúde Oral. PROASO

No Programa Sorriso Feliz, prestar serviços na área de prevenção de saúde como Médico Dentista. Como Educador, colaborar no planeamento e na aplicação das actividades no programa. No PROASO, actuar como Agente Comunitário de Saúde Oral, nas Campanhas de promoção de saúde oral, realizadas em escolas e comunidades.

Mobilização de Voluntários

Efectuar contactos em seu ciclo de amigos, familiares, vizinhos na sua comunidade.

Serviços de Apoio

Actuar na infra estrutura da organização de eventos e nas actividades diárias da LBV no Centro Social e Espaço de Cultura Ecuménico.

Serviços de Escritório

Organização de ficheiros, escalas de trabalho e outros na mobilização de recursos da sociedade, conforme as necessidades apresentadas pela Instituição.

Atendimento telefónico

Atender as pessoas que procuram a Instituição a informar sobre o trabalho da LBV.

Serviços de Cantina

Colaborar no atendimento e contribuir com doces, salgados, sumos e refrigerantes ou no preparo de alimentos para serem servidos.

Bazar Beneficente

Actuar no atendimento do bazar (Sala Nair Torres, nome dado em homenagem a uma Grande Voluntária nos primórdios da LBV) e nas campanhas de prendas em prol dos programas de Solidariedade Social da LBV.

Outras formas de ajudar em: http://www.lbv.pt/pt/doacoes.htm

Informações retiradas de: http://www.lbv.pt/pt/voluntariado.htm

Sem comentários: