Ao Voluntário da Legião da Boa Vontade, não são impostas quaisquer restrições de raça, sexo, religião, nacionalidade, posição social ou cor.
O acto de voluntariar-se a uma causa como a LBV é procurar viver em Sociedade Solidária, para a felicidade de todos os povos do Planeta.
Sejam quais forem as razões que o trouxeram ao nosso convívio, o importante é que o Voluntário está disposto a um grande investimento na felicidade por servir, na realização profissional, a aplicar as suas habilidades em favor de pessoas carenciadas; no prazer de aumentar o seu ciclo de amizades, na oportunidade de trocar experiências, no enriquecimento dos seus conhecimentos materiais e espirituais, no encontro com outros profissionais e na alegria de compartilhar as suas habilidades com outras pessoas.
O Voluntário da LBV está a investir num futuro melhor, num Portugal melhor e numa Humanidade mais feliz.
A acção do voluntário na LBV
Grande parte dos Programas de Solidariedade Social da LBV é desenvolvida pela acção voluntária.

Integrar as equipas de atendimento aos Sem-abrigo da Ronda da Caridade.

Actuar na distribuição, e na composição de cabazes ou nas visitas domicilares às famílias atendidas pelo Programa “Um Passo em Frente”.

Promover a divulgação das Campanhas com distribuição de folhetos, cartazes, faixas alusivas em eventos desportivos, e outras actividades. Participar de seminários e palestras promovidas pela LBV, como orador ou nas tarefas de apoio.

Integrar equipas de visitas de conforto espiritual aos lares ou hospitais. Colaborar nas Aulas de Moral Ecuménica - AME, ministradas às crianças e adolescentes. Participar nas Reuniões Ecuménicas da LBV colaborarando na recepção, na mobilização e nas tarefas de apoio.

No Programa Sorriso Feliz, prestar serviços na área de prevenção de saúde como Médico Dentista. Como Educador, colaborar no planeamento e na aplicação das actividades no programa. No PROASO, actuar como Agente Comunitário de Saúde Oral, nas Campanhas de promoção de saúde oral, realizadas em escolas e comunidades.

Efectuar contactos em seu ciclo de amigos, familiares, vizinhos na sua comunidade.

Actuar na infra estrutura da organização de eventos e nas actividades diárias da LBV no Centro Social e Espaço de Cultura Ecuménico.

Organização de ficheiros, escalas de trabalho e outros na mobilização de recursos da sociedade, conforme as necessidades apresentadas pela Instituição.

Atender as pessoas que procuram a Instituição a informar sobre o trabalho da LBV.

Colaborar no atendimento e contribuir com doces, salgados, sumos e refrigerantes ou no preparo de alimentos para serem servidos.

Actuar no atendimento do bazar (Sala Nair Torres, nome dado em homenagem a uma Grande Voluntária nos primórdios da LBV) e nas campanhas de prendas em prol dos programas de Solidariedade Social da LBV.
Outras formas de ajudar em: http://www.lbv.pt/pt/doacoes.htm
Informações retiradas de: http://www.lbv.pt/pt/voluntariado.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário