Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

É preciso ter lata!

No ano passado, este campeonato interescolar de esculturas de latas de conserva angariou mais de 20 mil latas de comida. Depois de serem usadas para fazer esculturas de extraterrestres ou foguetões, por exemplo, as conservas foram doadas a 22 instituições sociais, que as encaminharam para famílias com carências alimentares.
Este ano, o processo será o mesmo. A marca de atum em conserva Bom Petisco voltou a associar-se à iniciativa e ofereceu 18 mil conservas. O criador do sistema de identificação de cores para daltónicos ColorADD, Miguel Neiva, em conjunto com os arquitetos da LIKEarchitects vai criar a escultura Alimenta o Mundo com 12 mil latas Bom Petisco. As restantes 6 mil serão usadas na construção Atum Solidário, do designer e professor da Universidade de Aveiro João Nunes.
De sábado, dia 12, a quarta-feira, dia 16, o pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Fajões também estará invadido de esculturas de lata construídas por alunos de todo o país. Este ano, participam 16 escolas no concurso, o dobro dos participantes da primeira edição. No final da exposição, as obras de arte serão desmanteladas e as latas oferecidas a instituições sociais. Os visitantes também podem doar conservas.

A iniciativa É preciso ter lata! Canstruction Portugal é parceira do movimento internacional Canstruction, nascido nos Estados Unidos há 20 anos e patenteado pela American Institute of Architects. Os locutores de rádio Fernando Alvim e Ana Galvão são os padrinhos do evento.

Sem comentários: