Seguidores

sábado, 11 de julho de 2015

Ajude o Instituto Português da Afasia

"O mundo social é linguagem e comunicação. Imagine o que seria perder, de repente, a capacidade de dizer o que pensa e sente. As pessoas com afasia vivem esse pesadelo que, na maioria dos casos, rouba-lhes para sempre o bem-estar familiar, social, emocional... Estas pessoas ficam "paralisadas", não fisicamente, mas socialmente. Esta paralisia passa despercebida. E por isso estas pessoas sofrem sem ninguém saber. O IPA quer saber e que construir, na comunidade, as RAMPAS COMUNICATIVAS necessárias para que as pessoas com afasia tenham VEZ e VOZ.
afasia é uma perturbação da linguagem adquirida subitamente devido a uma lesão cerebral. O AVC é a principal causa de afasia mas esta pode ter outras causas tais como o traumatismo craneo-encefálico, o tumor cerebral, uma infeção...
Imagine que ....neste preciso momento e de repente, perdia a capacidade de expressar, compreender o que lhe dizem, ler e escrever, mas sem perder a sua inteligência e raciocínios.
Como é que a sua vida ia mudar? 
afasia não afeta a inteligência, mas afecta a COMUNICAÇÃO. Disfunção familiar, perda da autonomia, isolamento social, desemprego e desequilíbrio emocional são algumas das consequências que afetam tanto a pessoa com afasia como a sua família. Os tratamentos disponíveis no mercado têm-se revelado insuficientes para minimizar essas consequências. Isto conduz a uma recuperação emocional, familiar e social incompleta alimentando a dependência de subsídios, medicação e apoios do estado. 
Acresce o facto da afasia ser um problema desconhecido da maioria da população o que faz com que existam inúmeras barreiras na sociedade que lhes dificultam a inclusão e a participação. Mais do que adaptar a pessoa à sociedade, é URGENTE adaptar a sociedade à pessoa! Se a afasia afecta muito mais do que a linguagem, os tratamentos também têm de propor soluções mais holísticas...
Instituto Português da Afasia traz para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares dando-lhes uma rede de suporte e novas oportunidades de participação e envolvimento social. 
TRÊS eixos de intervenção do IPA:
  • Pessoa com afasia. Mais bem-estar. Mais interação. Novas oportunidades de participação social
  • Familiares e amigos. Mais suporte. Mais capacitação. Mais parceria no processo de recuperação.
  • Sociedade. Mais informação e conhecimento acerca da afasia. Mais acessibilidade comunicativa. Mais inclusão .
Com ajuda de importantes parceiros nacionais (como a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos - ADEIMA, a Fundação EDP, o Instituto de Empreendedorismo Social), e com importantesparceiros internacionais (Aphasia Institute of Canadá, Connect of UK or Triangle Aphasia Project of EUA), estamos prontos para dar o próximo passo e implementar a solução. No entanto, revela-se fundamental que a sociedade tome consciência deste problema que a afasia.
A verba que procuramos angariar com esta campanha de crowdfunding destina-se à realização de ações de sensibilização e informação acerca da afasia junto de vários agentes da sociedade e criar alicerces para um trabalho conjunto de integração destas pessoas. 
NÃO CONSEGUIR FALAR NÃO É IGUAL A NÃO TER NADA PARA DIZER. 
AJUDE-NOS A DAR VOZ A ESTA CAUSA."

Retirado de: http://ppl.com.pt/pt/causas/instituto-portugues-afasia
A campanha de crowdfunding está ativa até 20 de Agosto.

Sem comentários: