Desde então, e sempre com materiais de desperdício, oferecidos ora por particulares ora por empresas, fábricas ou instituições, já conseguiu colocar 21 peças a circular no mercado. Algumas são mais decorativas, outras têm características mais funcionais, mas existe um elo comum entre todas a equipa de cinco pessoas que as produz. Oficialmente, o novo catálogo só vai ser divulgado em março, mas a VISÃO7 já viu de perto alguns dos novos trabalhos, resultantes da estreita colaboração com designers emergentes, marcas e universidades portuguesas, como Alexandra Moura, Susana António, Joana Cabrita Martins, Euridice Conceição, Joana Subtil, Mafalda Fernandes, Vanessa Domingues, UrsoTigre e Universidade de Aveiro.
De Portugal para o mundo
Depois de, no verão passado, a segunda oficina ter aberto na Pena, em Lisboa, onde trabalham as mulheres, mais dedicadas ao ofício da costura, é a vez de levar para a estrada o plano itinerante.
"Uma carrinha estacionará, numa primeira fase, em bairros com necessidade de intervenção social, para dar formação em design social e capacitar equipas técnicas de ferramentas de trabalho ", conta Ângelo. Essa carrinha servirá, também, para disponibilizar, de forma mais eficiente junto da população, os Eco Serviços: por exemplo, quando alguém precisa de um carpinteiro, de um eletricista ou de um pintor, ou quando tem várias cadeiras para estofar mas não quem o faça ou como transportá-las. O Projecto Remix arranja quem execute esses trabalhos, cobrando apenas uma taxa social bastante mais atrativa do que o preço de mercado.
Graças à perseverança de Ângelo Campota, dois dos objetos produzidos no Projecto Remix vão estar à venda além-fronteiras.
A Casa de Pássaros, feita a partir de garrafões de água, voou para a Circa 50, nos Estados Unidos, enquanto o cesto de pele da Poise será comercializado na Eunoia Design Store, no Japão.
Já em janeiro deste ano, o Remix marcou presença em Espanha, na exposição EGOsenso, na Galeria Siluro Concept, em Madrid. Sem dúvida, o começo de uma longa viagem.
PROJECTO REMIX
R. Bento Gonçalves, Lt. 722, Lj. A, Bairro do Armador, Lisboa T. 21 859 0002