"A ciência di-lo e a experiência diária confirma-o: para viver equilibrada, cada pessoa precisa de uma média de 3h/dia de toques: Valorização, Afecto, Carinho, Apreço, Compreensão, Reconhecimento, Aceitação, Estima, etc. É a sua falta que desperta em nós toda esta agressividade que tantas vezes experimentamos e tanto desgasta as nossas vidas.
O TOQUE é uma necessidade básica da psique humana tal como o alimento é uma necessidade básica do corpo. A falta de toques pode matar. Quem os não consegue positivos, sempre busca estratégias de conseguir os negativos...
A "descoberta" dos TOQUES (precária tradução do inglês "stroke") como Fonte de Vida remonta às primitivas "descobertas empíricas" daquilo que é necessário para acolher o desabrochar de uma vida humana.
Em meados do séc XX, Eric Berne (pai da Análise Transaccional), pegando em experiência feitas com macacos, ratos e pombos e, sobretudo, com a "desumana" experiência feita por Rená Spitz (pai do "hospitalismo"), criou a Teoria dos "Toques".
Porque o T.E cuida da "pessoa em crise emocional", parece-nos que nada mais apropriado para cumprir o T.E. do que proporcionar aos seus colaboradores e amigos um acesso útil e agradável a essas matérias de tanta importância e transcendência para uma vida emocional saudável.(precária tradução do inglês "stroke").
Objectivos do curso:
► Despertar para a progressiva tomada de consciência do que é e como funciona o fenómeno “TOQUE”
► Iniciar-se na identificação e “desentupimento” dos Cinco Canais por onde flui a energia tocária
► Identificação dos Circuitos Energéticos e treino na arte do E.T.P. – Estímulo Transaccional Positivo, fonte do nosso equilíbrio emocional
Destinatários: Todos quantos amam a vida e querem aprender a cuidar dela.
Local: Sede do Telefone da Esperança: Rua Duque de Loulé, nº 98, 2º Esq. - Porto"
Informação retirada de: http://telefonedaesperanca.blogspot.com/2012/01/4-e-5-de-fevereiro-jornadas-toques.html
Sem comentários:
Enviar um comentário