Seguidores

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Sorriso da Rita

"O projecto foi desenvolvido inicialmente, com o patrocínio do jornalista Mário Augusto, através da cedência dos direitos de autor dos seus dois livros publicados “Nos Bastidores de Hollywood” e “Mais Bastidores de Hollywood” que teve o apoio do Barclays.

O objectivo foi o de colmatar as falhas de ajudas técnicas essenciais à reabilitação da criança com paralisia cerebral, que devem ser atribuída atempadamente de modo a favorecer o máximo desenvolvimento das suas capacidades.
O projecto contemplou 29 Crianças de 9 núcleos da APPC (Braga, Guimarães, Viana do castelo, Porto, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro).

Total de verba atribuída: 39 525.00 Euros.
Ajudas Técnicas: cadeiras de rodas, cadeiras posicionamento transporte, cadeiras de banho e computadores adaptados, entre outros.
Posteriormente com a colaboração do Barclays e abrangido pelo programa do “Sorriso da Rita” a unidade de Cartões do Barclays desenvolveu uma campanha interna de incentivos com o objectivo de entregar computadores adaptados a vários centros de Paralisia Cerebral do País.
Foram entregues num total de 28 computadores.

COMO NASCEU O PROJECTO

O projecto, da Associação “Sorriso da Rita”, pretende promover as acções de apoio educativo, lúdico, recreativo e terapêutico, aplicáveis a crianças jovens e adultos portadores de Paralisia Cerebral, tendo em vista a sua inclusão social (processo pelo qual diferentes indivíduos passam a conviver e dividir um mesmo espaço social).
Todas estas actividades se têm revelado muito difíceis por diversos motivos, tais como, preconceito, falta de informação, resistência a mudanças e ao convívio, em circunstâncias diferentes das habituais.
Embora se assista a alguns sinais de mudança, em parte, devido à globalização e consequente aumento de informação, a verdade é que estamos ainda muito longe da verdadeira e plena inclusão. É verdade que existe legislação, até bem fundamentada mas na maioria das vezes não são praticadas, não saem do papel e não são cumpridas.
Temos consciência que o processo tem de ser gradual, mas é da responsabilidade de todos nós fazer com que esta realidade se altere, para uma consciência colectiva da inclusão, do respeito e aceitação dos outros, com todas as suas diferenças. Um desejo que é aplicável nesta e noutras realidades.
Claro que tudo se complica, quando além da falta de informação, há também falta de bens essenciais, tais como habitação digna, transportes (em zonas mais isoladas), trabalho e cuidados de saúde básicos. Em suma, a pobreza, aliada a questões de deficiência, torna tudo muito mais difícil.

O NOSSO OBJECTIVO

“A PARALISIA CEREBRAL NÃO TEM CURA”

Pode contudo ser evitada.
Neste sentido, ao divulgarmos o conceito da Paralisia Cerebral, ela passa a ser mais conhecida, mais evitada, trabalhando neste sentido de uma forma preventiva."

Como ajudar?

"A sua Ajuda é essencial
| NIB
0032 0366 00208133481 88

| NIF
509366023"

Ficha de Inscrição"

Informações retiradas de: http://www.sorrisodarita.org/


Sem comentários: