Seguidores

sábado, 29 de março de 2014

Re-food Porto

"O Re-Food, projecto que consiste na distribuição de comida recolhida em restaurantes por famílias carenciadas, começa no Porto na quarta-feira, na freguesia da Foz, com uma reunião de apresentação e angariação de voluntários.

Criado em 2011 em Lisboa pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal há mais de 20 anos, o projecto Re-Food chega agora ao Portopelas mãos de Francisca Mota, uma jovem de 24 anos que foi voluntária do Re-Food enquanto tirava a sua licenciatura na capital.

"A nossa ideia é, para já, criar um núcleo do Re-Food na Foz do Douro", afirmou Francisca à Lusa, justificando a zona com a relação entre "o número de parceiros [restaurantes/supermercados] e o de beneficiários".

Para a reunião de quarta-feira, na qual está prevista a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do norte-americano mentor do projecto, Francisca adianta serem esperadas cerca de uma centena de pessoas, que foram alertadas para o evento através da rede social Facebook.

"Queremos criar uma equipa de gestão, composta por 24 pessoas —12 activos e 12 suplentes —, sendo que a implementação do projecto depende muito do tempo que demorar arranjar um espaço" para o Re-Food de, pelo menos, 100 metros quadrados, disse.

O presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, afirmou ver "com bons olhos" a implementação do projeto, adiantando ter já identificado um espaço susceptível de acolher o Re-Food na Foz.

"É do nosso interesse que o projecto avance o quanto antes", sustentou Nuno Ortigão. Durante o fim de semana, vários voluntários estiveram nas paróquias do Foco, Aldoar e Cristo Rei a distribuir panfletos sobre o projeto, designadamente com indicação da reunião Sementeira.

"As pessoas mostraram muito entusiasmo, perguntavam como funciona o projecto e a recepção foi positiva", disse Francisca. A jovem, licenciada em Serviço Social e actualmente à procura de emprego, considerou que "a adesão de restaurantes não vai ser complicada", porque alguns já manifestaram interesse em aderir ao projecto, e o mesmo acontece em relação a voluntários, tendo em conta o interesse já manifestado pela população.

As famílias beneficiárias "são identificadas em parceria com as instituições que já trabalham no terreno", sustentou. Depois de instalado na Foz, o projecto pretende "alargar-se a todas as freguesias da cidade".


No dia 20 de Fevereiro, o mentor do projecto adiantou à Lusa que o Re-Food inaugura na Primavera mais quatro núcleos, um deles em Alfragide. A 9 de Março de 2011, Hunter Halder iniciou sozinho o projecto na freguesia lisboeta de Nossa Senhora de Fátima.

Em Janeiro de 2013 foi inaugurado um núcleo do projecto em Telheiras, em Outubro abriu outro na Estrela e em dezembro um outro no Lumiar. O núcleo do Porto será o primeiro fora da capital.

Actualmente, segundo Hunter Halder, o Re-Food conta com o apoio de 300 restaurantes e tem cerca de 680 beneficiários, que "são ajudados todos os dias", apoiados por 745 voluntários, que "dedicam ao projecto, cada um, cerca de duas horas uma vez por semana"."

Retirado de: http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/11194/projeto-re-food-chega-ao-porto-voluntarios-precisam-se

"Não tiveste oportunidade de estar presente na nossa Reunião de Sementeira?

Mesmo assim, queres integrar a nossa equipa de voluntários?

Preenche o seguinte formulário e, assim que for pertinente, contactar-te-emos!"

Formulário em: https://docs.google.com/forms/d/1A88L2muBP7oJbjnbgvNZ-xJfTmmmtQCv4XmW2QzR8Rg/viewform

Sem comentários: