Seguidores
domingo, 31 de julho de 2011
Abastecer a despensa da Fundação do Gil comodamente
sábado, 30 de julho de 2011
A Meia Maratona do Daniel
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Temos todos direito a deslocarmo-nos?
quinta-feira, 28 de julho de 2011
vamos arranjar um carrinho de gémeos para duas princesas?
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Como apadrinhar uma menina em Moçambique?
Hoje falo especificamento do projecto AMO, nascido em 2000 em Vila Nova de Gaia, e destina-se a adoptar como afilhada uma menina órfã ou abandonada:
- concreta
- com nome
- de quem é fornecida uma fotografia e a história
- com quem deverá existir relacionamento por carta
terça-feira, 26 de julho de 2011
Será que posso dar um presente a um menino de Moçambique?
- Bola de futebol;
- Bolsa Escolar (por um ano);
- Cobertor para bebé;
- Desinfectante para a água;
- Equipamento escolar;
- Material de Construção;
- Pack de material escolar;
- Rede mosquiteira;
- Uniforme escolar.
De qualquer forma, há sempre a hipótese de falar com alguns amigos e ser um contributo de mais do que uma pessoa.
Afinal, Dividir é Multiplicar.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Voluntariado no IPO, Pediatria
O voluntariado no IPO-Porto é coordenado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte.
Seja voluntário no IPO-Porto! Contacte 225 492 423 ou nucleonorte@ligacontracancro.pt
No entanto, O voluntariado específico da área da Pediatria também conta com a prestimosa colaboração da Acreditar.
Para ser voluntário junto das nossas crianças telefone para o 225 480 405
VOLUNTARIADO NA ACREDITAR...Visa procurar proporcionar momentos agradáveis e/ou a diminuição do desconforto, às crianças e seus familiares, contribuindo, desta forma, para a promoção da sua qualidade de vida.
Tem idade igual ou superior a 21 anos; demonstra interesse, disponibilidade de tempo e emocional para o desempenho da função.
O PROCESSO DE RECRUTAMENTO
- 1. Preenchimento da ficha de inscrição e envio/entrega no núcleo da Acreditar a que se candidata;
- 2. Comparência em entrevista com a coordenação da Acreditar;
- 3. Frequência de estágio no local onde exercerá funções. Duração aproximada de 2 meses;
- 4. Participação no Curso de Formação Inicial de Voluntários promovido pela Acreditar. Duração de um fim-de-semana
Tornar o tempo de permanência destas crianças nas instalações hospitalares menos impessoal é possível e está nas nossas mãos.
E sabem uma coisa? Por muito que possamos dar a estas crianças recebemos sempre mais delas.
O seu sorriso enche-nos o coração e a vida...
Eu acredito.
E tu?
domingo, 24 de julho de 2011
Doação de medula óssea
Para que se possa fazer uma transplantação de medula óssea é contudo necessário que haja identidade a nível genético entre o dador e o receptor. Ou seja, é necessários que sejam iguais num sistema de antigénios tecidulares designados por HLA (do inglês Human Leucocyte Antigens ou antigénios leucocitários humanos, como se diria em português).
Acontece contudo que existem 6 antigénios diferentes, cada um com dezenas de variantes, e que se combinam entre si de diferentes maneiras, pelo que a probabilidade de haver um dador igual fora dos familiares é muito difícil.
Actualmente a transplantação de medula óssea é uma prática corrente mas só cerca de 25% dos doentes têm um dador familiar compatível. Restam assim os outros 75% que têm de recorrer a dadores não aparentados.
Apesar destes seis marcadores parecerem um número pessoal de lotaria, com os esforços conjuntos levados a cabo pelos responsáveis de vários países aumentou-se a possibilidade efectiva de se encontrarem dadores compatíveis com os doentes. Para isso contribuiu a criação em cada País Registos de Dadores Voluntários de Medula Óssea.
A transplantação de medula óssea com dadores não aparentados aumentou nos doentes a taxa de sobrevivência de 30% para 80%.
Para muitos doentes a transplantação de medula óssea é efectivamente a única possibilidade de cura e de vida e depende da disponibilidade de todos os que se inscrevem nos registos nacionais e internacionais.
Porquê ser dador?
Porque, em muitos casos, a única esperança de cura é encontrada em dadores voluntários compatíveis com o doente.
AS VÁRIAS ETAPAS ATÉ À DOAÇÃO
Se o doente não tiver um dador familiar compatível é iniciada uma pesquisa aos registos de dadores. Assim que é identificado um potencial dador compatível, este é informado e, caso aceite, vai prosseguir o processo.
Nessa altura o dador vai ser chamado para fazer testes adicionais de compatibilidade, bem como uma nova avaliação para doenças virais que possa ter tido no espaço de tempo entre a inscrição e a chamada. É este o passo a que chamamos a activação do dador.
Se a avaliação de todos os resultados laboratoriais continuar a considerar o potencial dador como o mais indicado, este vai ser submetido a um exame médico completo e no qual onde pode ainda esclarecer quaisquer dúvidas que tenha sobre o processo de dádiva.
Nesta fase o dador deve estar absolutamente certo da sua decisão de fazer a doação e é-lhe então pedido para assinar um impresso de consentimento informado. A partir desse momento o doente começará a fazer a preparação para a dádiva de células de medula.
COMO SER DADOR?Se a sua idade está compreendida entre 18 e 45 anos, se tem boa A transplantação de medula óssea é uma prática terapêutica reconhecida, que permite muitas vezes a cura de doenças graves e que podem ser frequentemente mortais.
Estas doenças são muito variadas e podem ocorrer quer em adultos quer em crianças. As mais frequentemente citadas são as leucemias, outras há como a aplasia medular (diminuição importante ou ausência na medula óssea das 3 linhas celulares que dão origem aos eritrócitos, leucócitos e plaquetas do sangue periférico), ou ainda algumas imunodeficiências primárias que se manifestam pouco tempo após o nascimento.
Para estas situações, muitas vezes a única esperança de vida é a transplantação de medula óssea com um dador idêntico.
Todas as informações estão disponíveis em: http://www.apcl.pt/PresentationLayer/ctexto_00.aspx?ctlocalid=35
sábado, 23 de julho de 2011
“Vítor Baía – A Autobiografia” para causas sociais
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Uma escapadela de fim-de-semana?
Também podem encontrar o programa, bastante mais visível, em: http://www.assterapeutica.com/fotos/flyer_feira_2011.pdf
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Dádiva de Sangue
O Instituto Português do Sangue está a levar a cabo uma campanha que tem como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de dar sangue, numa altura do ano em que se registam quebras nas recolhas.
A campanha Dador-Salvador passa por Faro, onde se verifica uma grande afluência de pessoas. A finalidade é também conseguir o máximo de recolhas possível, informando para a necessidade de participar nesta ação que salva vidas.
“Dar sangue é um dever. Por isso, a geração Facebook deve perceber que não tem apenas direitos: deve largar o computador e dar sangue”, disse Álvaro Beleza, presidente IPS, que pretende ver contrariada a quebra de 10 por cento que se regista, todos os anos, no mês de férias por excelência.
A iniciativa vai percorrer outras praias portuguesas e chega também às redes sociais, nomeadamente ao... Facebook, na página oficial do IPS.
A notícia foi retirada de: http://www.ptjornal.com/201107181913/saude/instituto-portugues-do-sangue-nas-praias-porque-um-dador-e-um-salvador.html
Todas as informações acerca das dádivas estão disponíveis em: http://ipsangue.org/ipsangue2011/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=37&Itemid=79
De que está à espera para salvar uma vida?
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Pulseiras solidárias
terça-feira, 19 de julho de 2011
Ajudar a combater a crise no Corno de África
-
Utilizar a funcionalidade "Ser solidário" e a associação UNICEF nas Caixas Multibanco;
-
Enviar cheque para a UNICEF;
-
Telefonar para o número 760501501 (€0,60 mais IVA);
-
Fazer transferência para a conta da UNICEF.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Recolha de livros escolares
Agora podem passar a ter, os livros usados dos seus filhos permitem a que crianças e jovens do Quénia possam aprender Português.
A ADDHU – Associação de Defesa dos Direitos Humanos - é uma ONGD Internacional (reconhecida e registada pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Ministério dos Negócios Estrangeiros, como ONGD e Instituição de Utilidade Pública, ao abrigo dos artigos 8º e 12º da Lei 66/98 de 14 de Outubro), que trabalha no campo da defesa dos direitos humanos e ajuda humanitária.
Esta associação está a promover a recolha de livros e manuais escolares para as crianças de um bairro de lata no Quénia, uma vez que terá início um programa de ensino de lingua e cultura portuguesa no mesmo. Para que este programa seja possível é necessária a colaboração de todos.
Necessitam principalmente de:
manuais de exercicios de língua portuguesa (ensino básico);
livros de histórias e banda desenhada;
dicionários de português-inglês e inglês-português;
livros e manuais de História de Portugal.
Os livros devem ser enviados ou entregues nos escritórios da ADDUH entre as 10h e as 13h e entre as 14.30 e as 17h nos meses de Julho e Setembro de 2011.
Morada:
Lx Factory
Rua Rodrigues Faria, nº103, 2º andar - Sala 7
1300-501 Lisboa
Para mais informações visite o site da ADDUH: http://www.addhu.org/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1&lang=pt
domingo, 17 de julho de 2011
Reconstrução total
sábado, 16 de julho de 2011
Gazeta da Solidariedade
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Desafio para o Verão
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Leilões solidários de livros
Hoje, uma dupla dica:
-
Para quem tem livros para doar e não sabe onde entregar;
- Para quem quer comprar livros e ajudar uma associação, no caso a APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomina 21).
Para tal, basta irem a http://dejalu4ds.blogspot.com/.
Aí, poderão encontrar, geralmente todas as semanas, embora interrompidos até 1 de Setembro, lotes de livros a licitar. Basta usarem a caixa de comentários para dizerem que livro querem e quanto estão dispostos a dar por ele.
Os vencedores podem fazer transferência directamente para a Associação.
Para quem quiser aproveitar as férias para fazer limpeza à biblioteca, podem entregar nos pontos de recolha que encontram em: http://dejalu4ds.blogspot.com/p/tem-livros-para-doar.html. Para quem quiser seguir o projecto no facebook, podem ir a: http://www.facebook.com/pages/D%C3%A9j%C3%A0-Lu/172870586088680.
Boa arrumações de livros e, em Setembro, boas licitações ;)
quarta-feira, 13 de julho de 2011
"Histórias de Encantamento"
terça-feira, 12 de julho de 2011
Venda de produtos a favor da Acção Qualidade de Vida
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Batoto Yetu Portugal
A BYP, sedeada no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, em Laveiras, Caxias, desenvolve desde essa data um trabalho de apoio junto das crianças e jovens da área metropolitana de Lisboa, e, mais concretamente, do Concelho de Oeiras.
Temos como alvo primordial as crianças e jovens provenientes dos bairros suburbanos da grande Lisboa, estando aberta a todos os que se identificam com o seu ritmo e espírito.
Para além do rigor e beleza da performance artística, a BYP valoriza a componente social e educacional, nomeadamente através do aproveitamento escolar e formação de cada elemento e da sua inter-relação com o grupo.PRINCIPAIS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS:
• Workshops de Dança e Música para crianças, adolescentes e adultos.
• Aulas Abertas de Dança todas as semanas.
• Aulas de Percussão Africana com Gueladjo Sané, quinzenalmente.
• Aulas Abertas de Formação Musical à quinta-feira.
• Oficin'Arte (construção de máscaras africanas, estampagem de t-shirts) todas as semanas.
• Formação Gratuita de Informática Certificada pela Microsoft para adolescentes e adultos.
• Actuações de 3 a 5 minutos em programas televisivos;
• Workshops de música e dança do repertório BYP, especialmente para crianças e jovens;
• Aulas de Percussão Africana (Mandinga) com o mestre Gueladjo Sané, para níveis iniciados ou intermédios;
• Aulas gratuitas de dança Batoto Yetu aos sábados, às 15h no Centro Cultural da Pedreira Italiana, em Caxias (crianças e jovens dos 7 aos 17 anos);
• Animação de eventos nocturnos com percussão urbana.
Batoto Yetu Portugal
Tel.: (+351) 21 4460729
Email: batotoyetu@gmail.com
Mais informações em: http://www.batotoyetu.pt/
domingo, 10 de julho de 2011
Helpo- apadrinhamento de crianças
sábado, 9 de julho de 2011
Inquéritos solidários
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Amigos de 1€
Hoje quero falar-vos dos amigos de 1€, aqueles amigos do TE que com a simples ajuda de 1€ podem fazer uma grande diferença.
Face a uns contratempos, fruto deste tempo de "crise" o TE deixou de poder contar com o seu benfeitor, por isso surgiu a ideia dos amigos de 1€.
"Em vez de 1 amigo com 300 € por mês, vamos procurar 300 amigos com 1 € por mês. A campanha já está no ar. Com a generosidade e o trabalho de muita gente. Todos conscientes de que é o trabalho que torna o amor visível. E o T.E. começa já a ter muitos que o amam. Por isso ele cresce.
Esta ficha é usada como exemplo para os que estiverem interessados e puderem efectuar o seu donativo."

Endereço: Rua Duque de Loulé, 98, 2º Esq 4000-324 Porto
Mais informações acerca do TE em http://partilho-contigo.blogspot.com/ e em http://telefonedaesperanca.blogspot.com/
Ajudar custa tão pouco, será que custa assim tanto abrir mão se uma simples moeda????!
E se em vez de 300 amigos, formos 500?!
O desafio está lançado!
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Saúde em Português
As principais actividades desenvolvidas, em todos os Países da CPLP, Argentina, China, Cuba, Índia, Sri Lanka e Tailândia, prendem-se com os objectivos estatutariamente definidos:
Existem várias formas de colaborar para esta associação, entre elas, voluntariado, donativos, etc.> Concepção e promoção de projectos de ajuda ao desenvolvimento nos Países em Desenvolvimento, em especial nos Países de Língua Portuguesa;> Acções de formação e de sensibilização em Saúde e Direitos Humanos;> Assistência em cuidados de Saúde,> Ajuda Humanitária e de Emergência;> Educação para o Desenvolvimento:> Concepção e promoção de projectos para a promoção da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres e Inclusão Social.
Vou apenas referir uma outra forma, através da compra de produtos, esta associação, na sua página tem um espaço de loja onde estão disponíveis alguns livros.
Todas as informações estão disponíveis em: http://www.saudeportugues.org/index.php
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Pressão mundial por um Mundo Novo
terça-feira, 5 de julho de 2011
Quero ser voluntário mas não sei onde...
segunda-feira, 4 de julho de 2011
A maravilhosa arte de escutar a caminho de Lisboa
domingo, 3 de julho de 2011
Arrumações solidárias
sábado, 2 de julho de 2011
O que fazer às rolhas de cortiça?
Sim! Todos somos beneficiados com a reciclagem de rolhas de cortiça.
"
Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça! Já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, Modelo, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.
O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!
As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial"
Mais informações informações disponíveis em: http://greencork.wordpress.com/ , por exemplo.
O ano passado foram recolhidas e recicladas 172 toneladas de rolhas de cortiça, o que corresponde a 43 milhões de rolhas ( fonte: Corticeira Amorim).
Vamos lá recolher e reciclar as rolhas de cortiça. Vamos ficar Todos a ganhar!!!
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Como ajudar ao ir de férias?
Por outro lado, às vezes, temos que nos deslocar aos mais variados locais, por motivos de trabalho.
Em muitos destes casos, ficamos em hotéis, nos quais fazemos reservas com antecedência.
Existe uma forma de reservar hotéis e ajudar uma associação à sua escolha, neste momento existem 3 associações que podem ser ajudadas: a APPT21, a Acreditar e a aidglobal.
Reserve um hotel e doe no mínimo 2€ por noite a uma destas associações.
A Acreditar (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro) tem por lema "Tratar a criança com cancro e, não só o cancro da criança".
A aidglobal (acção, integração e desenvolvimento global) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos para o desenvolvimento (ONGD), promove diferentes formas de Acção e de Integração nas áreas de Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Migrações, visando o bem-estar das populações e a promoção de uma cidadania global, justa e inclusiva, em Portugal e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Quando pensar em reservar um hotel, faça-o em: http://www.bookandhelp.com/bookandhelp_004.htm
Todas as informações estão disponíveis em: http://www.bookandhelp.com/
Reserve um hotel...... e doaremos, no mínimo, 2 Euros por noite a uma organização à sua escolha.