Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Doação de óculos usados

Há dias, recebemos por email informação sobre recolha de óculos efectuada pelos Lions. Fica aqui a informação recebida, juntamente com o nosso agradecimento à Rute Santos, por nos ter reencaminhado essa informação. Também podem encontrar indicações sobre este programa em: http://www.lionsclubs.org/PO/our-work/sight-programs/eyeglass-recycling/index.php "Nos últimos nove anos, os Lions enviaram cerca de 48 milhões de óculos para os Centros Leonísticos de Reciclagem de Óculos oficiais. Embora este número impressione, milhares de outros óculos permanecem esquecidos em gavetas, porta-luvas, caixas de achados e perdidos em escritórios, aeroportos e hotéis. Desde o apelo de Helen Keller para que se tornassem "Paladinos dos Cegos" em 1925, os Lions desencadearam uma cruzada para a conservação da visão. A necessidade é imensa - uma em cada quatro crianças não consegue ver bem o suficiente para ler sem óculos. Ao chegar aos 40 anos, 90% de todos os adultos precisarão de óculos. A vida de cerca de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro melhoraria com uns simples óculos graduados. Estas estatísticas assombrosas antes da Organização Mundial da Saúde demonstram porque os Lions precisam continuar comseus esforços para recolher e reciclar óculos. Os óculos que são doados a países em desenvolvimento permitem a um grande número de pessoas enxergarem bem pela primeira vez na vida. Reciclar óculos custa tão pouco, ainda assim a despesa para corrigir deficiências visuais é astronómica para muitas pessoas em países em desenvolvimento. Em muitos países, um exame de vista custa tanto quanto o salário mensal e muitas vezes há apenas um médico para centenas de milhares de pacientes fazendo com que seja extremamente difícil consultar com um oftalmologista. Problemas de visão deficiente deixados de lado, sem tratamento, podem levar à cegueira ou ao desemprego de adultos. O programa de doação de óculos beneficia milhões de pessoas todos os anos.
*Directrizes do Programa*
Todos os tipos de óculos para crianças e adultos são bem-vindos, inclusivamente os de grau muito forte ou fraco. Óculos para leitura e óculos de sol são também aproveitados. Os óculos recolhidos podem ser enviados pelos CTT ou entregues directamente no:
Distrito Múltiplo 115 do Lions Club Rua Basílio Teles, 17 - 3º C * *1070-020 Lisboa (Junto ao IPO em Lisboa - à Praça de Espanha)"

Sem comentários: