Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2011

Falta de sinalização nas passadeiras

Olá a todos!


Desta vez gostaria de partilhar convosco uma situação que eu entendo que devemos defender por nossa justiça.

Desde há muito tempo, que me tenho apercebido da degradação da pintura (ou inexistência das mesmas) nas passadeiras de peões, devido à má manutenção.
Este facto é extremamente prejudicial aos deficientes visuais (com pouca ou quase nenhuma visão), dado que o relevo ou a lisura das superfícies pintadas, funcionam como sinalização das mesmas.
Se em conjunto com esta realidade se juntar a inexistência de sinais sonoros nos semáforos junto das passadeiras, então, temos de facto um problema gravíssimo de falta de mobilidade e de autonomia para com estas pessoas.
Devo realçar a importância destas duas ferramentas para os cegos e pessoas de baixa visão.
Quando se depende de uma bengala para as deslocações, ou do contraste visual para nos guiarmos, o que é o caso dos cegos e amblíopes, é muito importante que todos os sinais sejam bem visíveis.
Se a lisura ou a rugosidade estão demasiado esbatidas e os sinais sonoros não funcionam, estão simplesmente a descriminar os deficientes visuais impedindo-os de serem autónomos.

Quem tem a sua visão perfeita nunca pensou provavelmente na importância destas ferramentas, mas quem possui esta limitação e quer continuar a ter uma vida digna e independente, esbarra muitas vezes com estes obstáculos que tem que transpor.

Assim sendo esta era uma falha que eu, e com certeza vocês, gostaríamos de ver colmatada, para isso apelo a quem tenha contacto com os órgãos competentes, neste caso as Câmaras Municipais do distrito do Porto, ou outros, para uma chamada de atenção ou até mesmo uma reclamação, para a rápida resolução deste problema.


Agradeço a vossa participação.

Este texto foi publicado pela Mila no Partilho Contigo

Vamos todos ajudar, por todos nós que somos peões e precisamos de usar as passadeiras para nossa segurança. E por todos os que têm necessidades especificas para poderem ser autónomos.
Por favor divulguem.
Mudar o mundo está nas nossas mãos.

Sem comentários: