Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Crise na Líbia

Estima-se que das 100.000 pessoas que estão a abandonar o país, cerca de 40.000 terão cruzado a fronteira da Líbia para a Tunísia e perto de 55.000 tenham passado para o Egipto.

Perto de 100.000 pessoas atravessaram já as fronteiras para escapar à violência e ao alastramento do conflito na Líbia. A UNICEF já enviou duas equipas técnicas para o Egipto e a Tunísia, que estão a trabalhar em áreas prioritárias como água, higiene e saneamento, e também na coordenação e gestão das operações de emergênciaEsta primeira vaga de deslocados pela crise na Líbia é constituída sobretudo por homens, de nacionalidade egípcia e tunisina que estão a regressar aos seus países e trabalhadores migrantes provenientes de outros países. Se o conflito continuar, é provável que venha a aumentar o número de cidadãos líbios que abandonam o país com as suas famílias, sobretudo as mais vulneráveis, o que afectará especialmente as crianças e as mulheres.

Embora não existam ainda dados confirmados sobre a dimensão das necessidades humanitárias no interior da Líbia, a preocupação sobre o acesso dos feridos a cuidados de saúde tem vindo a aumentar. Motivo de preocupação é também o acesso da população a serviços básicos em todo o país devido, sobretudo, ao bloqueio das estradas que impede a circulação de pessoas e bens essenciais.
Ainda que os detalhes sobre a situação no país continuem a ser escassos, é de esperar que venham a verificar-se casos significativos de abusos dos direitos humanos.

A UNICEF começou a mobilizar recursos humanos a partir do seu Escritório Regional e da sede em Nova Iorque. Foram já enviadas duas equipas técnicas para o Egipto e a Tunísia, que estão a trabalhar em áreas prioritárias para as crianças – protecção infantil, água, saneamento e higiene, e também na coordenação e gestão das operações de emergência.
Estão também a ser levados a cabo os preparativos necessários para uma presença operativa na Líbia. Uma equipa de resposta imediata, composta por 14 elementos, está pronta para partir para o terreno logo que a situação o permita.

Pode fazer o seu donativo em: http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101112&m=3&sid=1810111238

Sem comentários: