Seguidores

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana - Recolha de tampinhas

"TAMPINHAS PRECISAM-SE

Após a entrega da mão mio-eléctrica à Inês, a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana continua a dedicar-se à recolha de tampinhas, a fim de fazer face às despesas de manutenção inerentes à prótese, bem como para ajudar na resolução de outros casos. 

▫ CÁTIA SANTOS 
Residente em Rio de Mouro, Cátia Santos tem 18 anos. Nasceu sem a mão esquerda e foi uma menina sem complexos até completar 14 anos. A partir de então, começou a esconder o seu braço esquerdo.
A mãe da jovem arrancou com uma campanha de angariação de tampinhas, a fim de obter os 16 787,10 euros necessários à aquisição de uma mão biónica, prótese que contribuirá para melhorar a qualidade de vida e a auto-estima da Cátia, que tem contado com o apoio da Associação Tampinha Solidária para a concretização deste seu sonho.
Tendo conhecimento da realização da campanha em prol da Inês levada a cabo pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, esta autarquia foi contactada pela família no sentido de acelerar o processo desta jovem, cuja campanha se encontra já em fase final.

▫ MIRIAM ALEIXO
Após uma gravidez de alto risco, as gémeas Miriam e Matilde Aleixo nasceram prematuras no dia 28/10/2010. Lamentavelmente, a primeira apresentava uma malformação da coluna lombo-sagrada (espinha bífida oculta), uma malformação do membro inferior direito e mão direita (bridas amnióticas) e pé boto no membro inferior esquerdo.
No dia 8/07/2011, a bebé realizou a sua primeira cirurgia à espinha bífida (cirurgia electiva de desancoramento medular). No mês seguinte decorreu uma nova cirurgia, desta feita para excisão de bandas fibróticas da perna e pé direitos, mais tonoplastia de alongamento dos tendões dos peroneais e encerramento com retalho bipediculado - lipomielomeningocelo operado.
Quanto ao pé boto, (membro inferior esquerdo), este foi engessado durante umas semanas e, actualmente, requer o uso uma bota especial (baby).
A bebé de 26 meses faz fisioterapia e terapia ocupacional no Centro de Reabilitação de Alcoitão. Os pais já solicitaram a opinião a vários médicos ortopedistas relativamente ao membro inferior direito (joelho e pé) e a maioria não têm esperança em cirurgias, nem em recuperação, sugerindo a sua amputação.
Uma clínica privada em Coimbra interessou-se por este caso e pensa ser possível recuperar a perna em risco da Miriam através da realização de várias cirurgias. Uma vez que os pais não possuem recursos económicos para custear a intervenção agendada para Maio, cujo custo ascende a 20 mil euros, a Junta de S. Domingos de Rana considera imperativo mobilizar a comunidade no sentido de intensificar a recolha de tampinhas e assim dar a hipótese a esta bebé de evitar a amputação do seu membro inferior direito."



Retirado de: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=507890965927608&set=a.239685756081465.78706.232980996751941&type=1&theater

Sem comentários: