Seguidores

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Acção Saca Rolhas

"Além de contribuir para a preservação do ambiente, o projeto Ação Saca-Rolhas, promovido pela Associação Guias de Portugal, também tem uma vertente solidária.
Tudo começa com a angariação de rolhas de cortiça usadas que, depois, são vendidas a empresas que reciclam o material. O pagamento que resulta do negócio reverte, integralmente, a favor de uma instituição social.
Até ao momento, a Associação já recolheu 30 toneladas de rolhas de cortiça utilizadas, que se transformaram em donativos para várias instituições de solidariedade social de todo o país. Existem pontos de recolha nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Açores e Madeira.
Qualquer pessoa ou entidade pode requisitar um "rolhão" junto das Guias de Portugal e contribuir para a angariação. Quando o recipiente estiver cheio, as voluntárias recolhem-no e substituem-no.   
Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e o principal país exportador de cortiça com uma quota de 65% do mercado mundial da exportação.
Mais informações sobre a campanha em www.guiasdeportugal.org ."


Ler mais: http://visao.sapo.pt/trinta-toneladas-de-rolhas-de-cortica-ajudam-varias-causas=f806823#ixzz3PalactEF

"É o nome de um grande projeto lançado pela AGP em 2005, que visa a recolha de rolhas usadas, recuperando-as para uma nova utilização. Até setembro de 2013 a AGP recolheu mais de 25 mil quilos de rolhas.
Qual a finalidade?

Este projeto tem uma dupla finalidade: contribuir para a preservação do ambiente, reaproveitando um recurso natural – a cortiça, e 
colaborar com instituições de solidariedade social, uma vez que o valor que resulta da venda das rolhas para novo aproveitamento reverte a favor de uma destas instituições.
Qual é o papel das Guias?

Começaram em 2005 e continuam animadamente a recolher rolhas, rolhas, rolhas e mais rolhas!
Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar. Para tal, basta contactar a AGP e solicitar um “rolhão”, combinando o local e a data para a entrega do mesmo. Posteriormente, as próprias Guias fazem a substituição do “rolhão” e a recolha das rolhas que tiver juntado.
Sabemos que vai aceitar este desafio, contribuindo com um pequeno gesto, para o serviço ao próximo e para o ambiente.
 Contamos consigo!
Para mais informações sobre este projeto deverá contactar a AGP através do email  a.g.p@netcabo.pt"
- See more at: http://www.guiasdeportugal.org/index.php/projetos/rolha#sthash.DCmiEdIp.dpuf

Sem comentários: