Seguidores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ajudem a Inês

Olá,
Não costumo escrever aqui, mas não tenho outra escolha: como sabem, tenho cancro no cérebro, e o SNS acabou de recusar o único tratamento eficaz. Sou, portanto, obrigado a recorrer a clínicas privadas. A história toda:
O tratamento aos tumores no meu cérebro foram-me recusados devido a uma lista que o SNS tem para excluir determinados pacientes do tratamento via radiocirurgia estereotáxica, por exemplo, através da máquina “Gamma Knife” existente no Hospital da CUF em Lisboa, que, por sua vez, não aceita directamente pacientes do SNS, aliás, apenas em casos excecionais, através de um termo de responsabilidade emitido pelo Hospital Santa Maria. Nesse hospital, existe um médico radioterapeuta que aprova ou rejeita pacientes para esse tratamento. Da lista de casos a recusar constam todos os doentes que tenham metástases secundárias no cérebro e metástases primárias não controladas em qualquer outra parte do corpo. Por exemplo, alguém que tem cancro do pulmão e que cria metástases no fígado e, posteriormente, metástases no cérebro, não tem direito à radiocirurgia estereotáxica. O raciocínio é que, poucos desses casos sobrevivem de qualquer maneira. Acontece que as minhas metástases primárias estão no sistema linfático, e é muito pouco provável que “saltem” para outro órgão. É um tipo de cancro extremamente raro – menos de 1% dos casos de cancro do cólon desenvolvem metástases no cérebro, e é ainda mais raro as metástases ficarem apenas no sistema linfático. A lista do SNS ignora casos individuais como o meu e recusa-me a radiocirurgia estereotáxica. O neurocirurgião da CUF que ia fazer o tratamento especificou claramente que o é o único tratamento eficaz para mim, mesmo a médio e longo prazo. O radioterapeuta do Sta. Maria ignorou essa indicação justificando que os “neurocirurgiões não percebem nada disso”. (De resto, ele aproveitou para me humilhar e ridicularizar…)
Ofereceram-me hoje radioterapia holocraniana (de cabeça inteira), que fará com que morra dentro de alguns meses, e pôr-me-á em estado vegetativo devido à radiação.
Não tenho, por isso, outra hipótese senão pedir que me ajudem porque o tratamento custará mais de 10 mil euros, e tenho de fazê-lo dentro dos próximos dias, para que funcione, caso contrário, é tarde demais.
Se puderem contribuir, abri uma conta para esse fim: (titular) Maria Inês , (banco) Santander Totta, (NIB) 0018 0003 2208 7571 0202 9.
Peço-vos que me ajudem.
A vossa amiga e familiar,
Inês

Informações retiradas de: http://www.facebook.com/notes/in%C3%AAs-baptista/preciso-urgentemente-da-vossa-ajuda/294357390608454

Sem comentários: