Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Conhecimento de Si Mesmo

"O curso sobre o Conhecimento de Si Mesmo já anda por aí anunciado. (A propósito, veja neste blog, o dia 13.12.11). Mas um Curso destes só pode mesmo ser útil, agradável e muito curioso (...) a quem já, alguma vez, se deu conta que nem sempre anda contente consigo mesmo e se interrogou porquê... Para quem já anda a intuir que, em boa verdade, eu não me entendo muito bem a mim mesmo, mas gostava de me conhecer melhor... A propósito disto e do Curso que vem aí (de 05 a 08 de Jan. 2012), dei comigo a pensar naquela curiosa história do jornalista Sydney Harris Conta ele que, um belo dia, ao encontrar-se com um velho amigo, foi com ele até ao quiosque da esquina a comprar o jornal. Com toda a amabilidade, o amigo cumprimentou o vendedor dos jornais. Como resposta, porém, recebeu um palavrão, rude e grosseiro. Mas o amigo de Harris, pegando serenamente no jornal que lhe fora atirado como quem faz um frete, sorriu com delicadeza e desejou um bom fim de semana ao vendedor que o insultara. Já fora do quiosque, quando os dois desciam a rua, Sydney Harris perguntou ao velho amigo: - Como foi aquilo, ele trata-te sempre assim com aquela grosseria ? - Sim. Não sei porquê, mas infelizmente é sempre assim. - E tu és sempre assim tão delicado e amável com ele ? - Tento sempre ser assim e acho que o tenho conseguido ser. - Mas... porque é que tu és sempre assim tão educado, uma vez que ele é sempre tão malcriado contigo ? - Ora, porque não quero que seja ele a decidir como é que eu me devo comportar... Sei que não tenho ainda a craveira do amigo de Harris. E sei também que só uma “pessoa inteira” é “dona de si mesma”. Sei que só uma pessoa inteira não cede empurrada assim pelos ventos agrestes que às vezes sopram... Só uma pessoa inteira não está á mercê do mau humor, da mesquinhez, da falta de educação, da impaciência e/ou da raiva dos outros. Este Curso de C.S.M. tem-me ajudado a não mais deixar que sejam os ambientes que me fazem mudar... Porque a “pessoa inteira” é que muda os ambientes. E eu quero tornar-me uma pessoa inteira..."

Abel Magalhães

Sem comentários: