Seguidores

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reutilândia

"A Reutilândia está na rua para dar e receber objectos úteis para reaproveitar. A unidade móvel percorre o concelho de Gaia, fixando-se em locais centrais de cada freguesia, para recolher doações e entregar a quem necessita.

O conceito foi implementado pela SUMA, em parceria com o Município de Gaia, há cerca de seis anos. Visa a reutilização de objectos de pequenas e grandes dimensões, designadamente vestuário, peças de uso doméstico, objectos lúdico-pedagógicos, electrodomésticos e mobiliário.

"Este projecto iniciou, essencialmente, junto da população geral e visava um plano de educação ambiental ligado à gestão de resíduos urbanos, tendo como objectivo promover a reutilização de materiais", recordou Mercês Ferreira, Vereadora do Ambiente da Câmara de Gaia, enquanto acompanhava mais uma acção de recolha de objectos, que decorreu junto ao Colégio do Sardão, na freguesia de Oliveira do Douro.

A mensagem de que os resíduos têm valor acrescido passou bem para as pessoas, segundo explicou Mercês Ferreira, aproveitando para salientar a importância do alargamento do projecto às escolas do concelho. 

A Reutilândia traduz uma associação de boas práticas de cidadania. "Não é apenas um acto de solidariedade, mas também de sustentabilidade, com uma componente económica subjacente", evidenciou Mercês Ferreira, dando ainda conta dos resultados muito positivos alcançados ao longo de seis anos.

À porta do Colégio do Sardão, as crianças organizaram-se e doaram brinquedos e jogos para outros meninos que precisam. Afonso, Diogo, Bárbara, Marta, Diana e João relataram as motivações e os objectivos das suas ofertas e deram um enorme exemplo de solidariedade.

"É uma boa ideia podermos dar estes brinquedos às crianças que mais precisam. É um acto de solidariedade muito importante", explicou a pequena Bárbara, enquanto João destacou a importância destas ofertas numa altura em que "nas cidades há muita pobreza e muitas pessoas que precisam".

A unidade móvel deslocou-se, depois, para um dos aparcamentos calendarizados anualmente: Centro Cívico de Perosinho. Aqui, à chegada da Reutilândia, já algumas pessoas aguardavam a possibilidade de recolher alguns objectos úteis que outras pessoas doaram.

"Vou buscar umas coisinhas simbólicas, como esta cestinha, ou outros objectos para decorar a casa, ou uns livrinhos de histórias para os meus netos", afirmou Berta Alice, reconhecendo que se trata de um "projecto muito bom porque ajuda muita gente que não tem nada". 

Ali ao lado, já Rosa Celeste tinha recolhido algumas peças de vestuário. "É uma ajuda muito grande. Já vim outras vezes e arranjo sempre um casaquinho ou uma camisolinha para mim. Há aqueles que querem um brinquedinho e não têm, mas também há aqueles que não precisam e dão".

Um fato de cerimónia preencheu as vontades de José Mário, marido de Rosa Celeste. "Este fatinho tão bonito era o que eu queria e o que eu precisava. Dá para ir a uma festa, a um baptizado, a um casamento e a um funeral. Estou muito contente e espero que este ano seja melhor que o anterior, para podermos fazer muitas festas e usar o meu fato novo. Mais vale assim que andar a pedir!".

A Reutilândia promove a solidariedade, as boas práticas e a sustentabilidade económica, numa lógica de partilha e de reaproveitamento de objectos úteis.

No âmbito da divulgação do projeto, o Município de Gaia e a SUMA coloca à disposição dos munícipes uma linha de atendimento ao público que permitirá proceder à marcação prévia de situações de recolha gratuita - Linha Solidária | 962 184 410"

Sem comentários: