Seguidores

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ajudar os cristãos iraquianos

O Arcebispo de Erbil, na região do Kurdistão do Iraque, é Missionário Redentorista. Ele fez um apelo aos membros e amigos da minha Congregação (C.Ss.R. = Congregação do Santíssimo Redentor) de ajuda para que sejam apoiadas tantas famílias que fogem da perseguição dos malucos que sonham com o califado naquela região do Médio Oriente. Como acredito que nestas coisas não há "congregações" nem "grupos" fechados em si, partilho este pedido de ajuda que foi lançado e as opções de colaboração concreta.

Deixo aqui a carta que ele escreveu a todos os seus irmãos redentoristas no mundo:

Queridos Irmãos em Cristo
Como vocês certamente sabem por meio dos relatos da mídia, na cidade de Mosul, no norte do Iraque, foi tomada pelas milícias dos fanáticos e perseguiram os cristãos de modo que a comunidade cristã de Mosul e das aldeias periféricas foram dispersadas. A maioria deles se refugiou na nossa Diocese e, assim, mais de mil famílias na região de Mosul estão agora Ankawa, pedindo abrigo e proteção. Acolhemos esses irmãos e irmãs tão bem quanto possível. Muitas de nossas famílias partilham as casas com os parentes que escaparam da violência, enquanto outras pessoas estão espalhadas na região. Nos últimos dias, a direção curda de Imigração está utilizando as instalações da Arquidiocese para o registro de pedidos de residência nas províncias cursas.

As comunidades que permanecem nas proximidades de Mosul estão aguardando para as próximas semanas , novas ameaças à sua segurança. A escassez de água, de comida e de eletricidade agrava a situação. Nosso compromisso forte é satisfazer as necessidades imediatas desses “novos membros” da nossa comunidade de refugiados e vai durar um longo tempo.

Estou me dirigindo a vocês, meus irmãos e irmãs da congregação, com um pedido de doações generosas que nos ajudarão a aliviar o sofrimento; seus dons nos ajudarão fornecer alimentos, produtos para casa, produtos de higiene necessários para garantir o essencial.

Muitos de nós já vivemos há alguns anos na Arquidiocese de Erbil e percebemos que as famílias dos refugiados estão resistindo, por enquanto. Como comunidade cristã estamos sofrendo juntos, e tentamos nos preparar para acompanhar essas pessoas por um longo periodo. Tanto para as nossas famílias que emigram como para aquelas que permanecem no Iraque, a nossa preocupação atual é o seu bem-estar, alem de esperar e rezar pela estabilidade e a paz de Cristo.

Aqueles que optam por ficar no Iraque fazem isso porque amam sua terra e acreditam que há um futuro para nós. A estabilidade é vital para a nossa sobrevivência, bem como a educação e o trabalho. Todos nós estamos empenhados em fazer a nossa parte para alcançar uma paz duradoura em uma sociedade justa e pluralista. Seu gesto de caridade irá desempenhar um papel-chave que nos permite começar de novo.

Obrigado por ouvir esse meu apelo pessoal.

Em Cristo, o Redentor,
Bashar M. WARDA CSsR
Arcebispo caldeu de Erbil
Residente de Ainkawa.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………
Não podemos juntar as nossas mãos em oração sem estarmos disponíveis a abri-las à partilha com os nossos irmãos e irmãs no que for possível. Aqueles que puderem ajudar a comunidade católica de refugiados na Arquidiocese de Erbil podem enviar o dinheiro para as seguintes contas bancárias:

Nome do banco: BANCO IBL SAL
Endereço do Banco: Erbil RAMO, AL DAR BUILDING HANDASSA, Ankawa ROAD, Bakhtiyari, ERBIL- IRAQUE
S.W.I.F.T. – BIC: INLELBBE
Código IBAN: LB20 0052 0067 0025 7608 0039 2012
Rubrica: CALDEU Arquidiocese de Erbil
Conta no .: 0850023010857373015
Endereço do titular da conta: IRAQUE-Erbil – Ankawa SECTOR, PO BOX 981/60

ou depositar
em nome da Congregação Redentorista, inserindo no motivo da transferência bancária o seguinte: “Para o Iraque”

A conta é a seguinte:

Banca Popolare di Sondrio
Títular:
CASA GERAL DA CONGREGAÇÃO SS.REDENTORE
IBAN:
IT12 D056 9603 2000 0000 3832 X59
Branch:
054 ROMA – AG. 11
BIC / SWIFT:
POSOIT2106Y
BIC / SWIFT LOCALIZAÇÃO:
POSOIT22
Endereço do Banco: Banca Popolare di Sondrio, Via Carlo Alberto, 6 / A


Retirado de: https://www.facebook.com/cssr.santiago?fref=ts

Sem comentários: