Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

1 gesto pela Paz

""eu vou fazer este gesto pela paz"
Contexto Histórico
Esta operação teve a sua origem em Annecy (França) em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha alastrou-se a toda a França e passou a desenrolar-se no período do Natal.
É no ano de 2002 que a iniciativa inciai o seu percurso pelo mundo. Primeiro ao nível da Europa quando cerca de 60 Cáritas promovem ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. No ano seguinte, em 2003, a operação ganha alastra-se ao resto do mundo dando, desta forma, visibilidade ao empenho da rede Cáritas a favor da paz e da solidariedade. É também neste ano que Portugal adere pela primeira vez . Várias Cáritas Diocesanas responderam ao apelo lançado nessa altura pela Cáritas Portuguesa para implementar esta operação no nosso país. O principal propósito é desde sempre a consciencialização de toda a população para a importância dos valores da justiça, da solidariedade e da paz.
A Cáritas Portuguesa, em parceria com todas as Cáritas Diocesanas de Portugal Continental, Madeira e Açores, organiza a Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz" propondo também à sociedade uma vivência cristã da celebração do Natal. Contrariando uma visão meramente consumista, quer relembrar o seu verdadeiro sentido: a alegria do nascimento do Deus Menino, o Príncipe da Paz.
Assim, a Cáritas, desafia também cada português a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz que nos foi trazida nesta noite de Natal.  Em manifestações públicas, em cada uma das Dioceses de Portugal, ou também por iniciativa de cada pessoa ou família, que esta vela simbolize a adesão de toda a população portuguesa à causa da Paz.
Só juntos e partilhando gestos concretos teremos capacidade para derrubar muros diários de violência, injustiça e exclusão.
As verbas que resultam desta campanha, reverterm em 65% reverterão para as Cáritas Diocesanas, que a aplicarão em projectos destinados a apoiar as famílias portuguesas em situação de carência. Os restantes 35% serão entregues pela Cáritas Portuguesa a um projeto internacional.

Locais de Venda:
Comunicades Paroquiais
Escolas (aderentes)
Lojas Pingo Doce

Outros locais aderentes:

Paróquias, Insituição e empresas que queiram aderir a esta campanha poderão entrar em contacto com a Cáritas Portuguesa ou com a Cáritas Diocesana."

Retirado de: http://www.caritas.pt/site/estrelas/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=2&Itemid=2

Sem comentários: