São indiscutíveis as vantagens deste projeto porquanto permite que a recolha e sistematização de informação, à escala local, seja feita por uma Organização que assume a responsabilidade de enquadrar e orientar os/as voluntários/as, na realidade institucional.
A autarquia garante o apoio técnico necessário às entidades parceiras para receber, enquadrar e orientar os/as voluntários/as, bem como a frequência em ações de formação dos/as voluntários/as e dos gestores de voluntariado, de modo a que todos aprendam e se comprometam com as práticas de voluntariado.
Assegura, de igual forma, o apoio aos técnicos/as das Instituições, no desenvolvimento e manutenção das ações de voluntariado no concelho.
Pretende-se por um lado reforçar e potenciar o trabalho em parceria e, por outro, reconhecer e valorizar o trabalho dos voluntários e das instituições.
Sucintamente, o que oferece o VEM?
Respostas complementares, às instituições parceiras;
Realização pessoal, aos voluntários/as;
Enriquecimento pessoal dos intervenientes no processo;
Empowerment, nas relações inter-institucionais, com vista à rentabilização de recursos;
Assegurar voluntários/as devidamente credenciados/as e preparados para o desempenho das funções;
Promover a avaliação de desempenho, contínua, da ação de voluntariado.
Âmbito de Intervenção do VEM
Voluntariado de Continuidade – prática continua de voluntariado, onde existe uma instituição, um voluntário/a e um projeto em comum. A ação é sempre acompanhada por um técnico/funcionário da instituição;
Voluntariado Pontual – ações pontuais, que não implicam um vínculo prolongado do voluntário a um perfil. Habitualmente associado a campanhas de solidariedade, colónias de férias ou ações culturais, como é exemplo os Hospitalários a Caminho de Santiago;
Voluntariado de Proximidade – tem por objetivo o combate ao isolamento social dos idosos e/ou dependentes do Concelho de Matosinhos. O voluntário está sozinho com o utente, tendo uma formação complementar que lhe atribui competências para tal. Neste caso, os/as gestores/as de projeto estão, regra geral, associadas às Juntas de Freguesia."
Informação retirada de: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/417
Sem comentários:
Enviar um comentário