Seguidores

domingo, 2 de junho de 2013

Apoiar a ASMAN

" ASMAN – Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha Nova – foi fundada em 13 de Agosto de 1992, por iniciativa da Doutora Maria Fernanda Drumond em conjunto com a Associação de Pais da Escola n.º 2 de Azenha, Gueifães, Maia. A Associação foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública conforme publicação em DR – III Série, nº 220 de 22-09-1994.
A ASMAN surgiu devido à necessidade de criação de uma resposta que colmatasse a falta de acompanhamento das crianças depois do horário escolar. A Directora da Escola, Doutora Maria Fernanda Drumond e alguns professores, decidiram adoptar uma atitude educativa inovadora, abrindo as portas à comunidade, aproveitando os recursos que esta podia oferecer, identificando os seus problemas e procurando encontrar formas de intervenção adequadas.
Em 1994 a ASMAN realizou o seu primeiro Acordo de Cooperação com a Segurança Social para criação do 1º Pólo de ATL.
No ano de 2000 e após um levantamento de necessidades foi aprovada uma candidatura da ASMAN ao Programa Ser Criança com o Projecto – “É a Aldeia Toda que Educa a Criança” – que visava apoiar crianças portadoras de deficiência e suas famílias, em idade precoce.
Em 2001 e 2002, a ASMAN alargou a sua capacidade de atendimento com a abertura do 2ª Pólo de ATL e Sala de Jardim de Infância.
Em 2004 e, em articulação com a Segurança Social, foi criada uma nova resposta social – o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) – que visa apoiar famílias desfavorecidas, privilegiando aquelas que têm crianças em risco social e/ou com necessidades educativas especiais.
Em 2005 entraram em funcionamento, através de protocolo com a Segurança Social, três equipas do Rendimento Social de Inserção (RSI), que acompanham actualmente cerca de 580 famílias, provenientes de 13 das 17 freguesias do concelho.
Entre 2005 e 2009, a ASMAN implementou cursos de Educação e Formação de Adultos, nomeadamente de Auxiliar de Acção Educativa e Geriatria, tendo qualificado cerca de 28 mulheres, com uma carteira profissional e com o 9º ano de escolaridade. A ASMAN é ainda uma instituição mediadora com o apoio do Banco Alimentar, distribuindo de forma regular Cabazes Alimentares às famílias mais carenciadas.
Em 2009 obteve a aprovação de novos projectos: construção de Centro de Dia para 60 idosos, Creche para 66 crianças, Apoio Domiciliário para 50 utentes (Programa PARES II) e Lar para 30 idosos (Programa POPH)."


Sem comentários: