Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

San Foundation

"Olá amigos,

Há uns dias atrás, recebi umas cartas de Seringkop, que me tocaram bem no fundo do coração. Cinco dos meninos que frequentam a escola primária na comunidade, passaram os exames de acesso ao ensino secundário e escreveram à San Foundation para pedir assistência para prosseguirem os estudos.

Após o caso da Jessica, que me perturbou muito e para a qual remexi mundos e fundos para conseguir assistí-la, agora é a vez de me concentrar nestas cinco crianças: a Carmelinda Hunibes (16 anos), a Memorie Weyer (14 anos), o Mesag Iamburo (17 anos), Sylvanus Garab (17 anos) e o Given Khumub (17 anos).

A última vez que estive em Seringkop, a Memorie veio ter comigo e, muito directamente, perguntou-me: “Naty, o professor Nico disse-me que se eu fosse boa aluna, talvez me conseguisses ajudar a continuar a estudar...por isso, só te quero dizer que quero muito e que me vou esforçar muito porque lembro-me que uma vez nos disseste que a educação é a melhor maneira de termos um futuro melhor e de ajudar o nosso povo também.” Isto aconteceu pouco depois de eu ter perguntado, nesse mesmo dia ao Given, um desses meninos, se ele queria continuar a estudar e o que é que queria aprender ou ser...e ele respondeu-me, com ums sorriso rasgado: “Quero aprender tudo! Tudo o que puder!!!”.
Ao receber as cartas, e depois de discutir isto com o Rolf, achamos que é muito dificil conseguir padrinhos para “apadrinharem” e financiarem mensalmente estes meninos. Precisamos de financiar alimentacão, alojamento, propinas e outras despesas diárias. Como poderão ver nas cartas, os meninos pedem assistência para comprar material escolar, material de higiene( sabão, pasta dos dentes, detergente para lavar roupa...e até uma bacia para lavar a roupa!!!!!)

Estes meninos, para continuarem a estudar, têm de passar a frequentar uma escola secundária numa das principais cidades da Namíbia, pois não existem no “mato”. Os país não têm possibilidades e alguns, nem sequer têm pais...Por isso precisam de ajuda! Sem ajuda, nunca terão meios para realizar tamanho sonho! Estes meninos são os primeiro cinco meninos de Seringkop que poderão dar este passo gigante, o que é um motivo de orgulho para mim!!! Menos de 1% das Crianças “Bushmen” completa o ensino básico...esta é a realidade! Ainda hoje recebi uma chamada de um professor de Seringkop a avisar que 10 crianças tinham abandonado a escola...Quero, com toda a força do meu coração, combater este flagelo!!!!!

Por isso, lembrei-me que a melhor solucão seria intensificar a angariação de membros da San Foundation, e a partir daí financiar os sonhos destes meninos, que no fundo, querem apenas estudar  Mas ainda só temos 8 membros....

Amigos, ser membro da San Foundation custa 5 euros por mês! É abdicar, mensalmente, de uma sessão de cinema...ou de 8 cafés....ou de 2 maços de tabaco...ou de 5 cervejinhas!!!!!

Como digo muitas vezes, carrego os sonhos de muitas crianças! Chegou a hora de começar a realizá-los!!!!

Posso contar contigo???????????????????????

Contacta-me pelo meu email: natalia.sanfoundation@gmail.com

Um abraço

Natália

P.S: No meu mural. Poderão ver a carta da Memorie, a carta de um dos professores da escola, uma foto do Given (tirada quendo ele me disse que queria aprender tudo) e, no video do grupo de danças tradicionais, uma das dançarinas, é a Memorie! Dêem uma vista de olhos também à nossa apresentacão!"


Publicado a 21 de Junho de 2013 em https://www.facebook.com/natalialemosalmeida?fref=ts

Não se esqueçam que uma forma de ajudar é Coleccionar Sorrisos, por isso, fale com todos os professores e alunos que conheça.

Sem comentários: