Seguidores

sábado, 1 de dezembro de 2012

A.P.A.R - Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso

"A “A.P.A.R. – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso”, é uma Associação sem fins lucrativos destinada ao apoio de todos os reclusos detidos em cadeias portuguesas e de todos os cidadãos portugueses recluídos em prisões estrangeiras.
Os orgãos directivos, conforme os Estatutos, são:
  • Direcção;
  • Assembleia Geral;
  • Conselho Fiscal;
  • Conselho Consultivo;
A Sede Nacional situa-se no concelho de Caldas da Rainha – mais concretamente na freguesia de Alvorninha – em local cedido pela Câmara Municipal (uma Escola Primária desactivada na localidade de Moita).
A opção por este concelho resulta da situação geográfica (no centro do país permitindo, assim, uma maior aproximação a todos os Estabelecimentos Prisionais) e também do facto de ser conhecida a preocupação, quer dos membros do Executivo do Município de Caldas da Rainha quer dos elementos da Junta de Freguesia de Alvorninha, pela problemática dos Direitos Humanos. O que facilitou, obviamente o acordo da cedência do espaço.
Além dos orgãos directivos a “APAR” conta ainda com um grupo de delegados e sub-delegados em TODAS as 48 cadeias do país. Como os Estatutos bem esclarecem a actividade da Associação NÃO É discutir penas ou condenações e, muito menos, desvalorizar condutas criminosas. Apenas, como a Constituição obriga, e qualquer pessoa bem formada exige, pugnará pelo cumprimento integral da Lei que rege a Execução das Penas ciente de que um presidiário não deixa de ser uma pessoa com TODOS os seus Direitos excepto o da liberdade. A cadeia serve para reintegrar e punir (por esta ordem).
É, indiscutivelmente, vantajoso para toda a sociedade, que o tempo de cumprimento de pena seja utilizado de modo a preparar o regresso do recluso à vida em liberdade. A APAR pretende colaborar com quem tem a tarefa de levar a cabo essa missão.
Todos os que estiverem de acordo com estes princípios, e com os Estatutos, serão bem-vindos."
 
Informação retirada de: http://www.apar.org.pt/
 
Conforme os Estatutos (http://www.apar.org.pt/index.php/mestatutos), a Associação desenvolve as seguintes actividades:
 
"a) O apoio directo e efectivo, a nível nacional e internacional, às acçöes e projectos de ajuda aos reclusos no sentido das Suas penas serem cumpridas de  acordo com as leis em Vigor;
b) A realizaçäo de acçöes de informaçäo e sensibilízaçäo da opiniäo pública com  vista ao crescimento sobre as reais condiçöes da reclusäo e ao ernpenhamento na  humanizaçäo das cadeias enquanto espaço de reabilitaçäo antes de casa de
c) A participaçäo activa em todos os debates e estudos destinados à  das  políticas nacionais de execuçäo de penas e medidas privativas da liberdade; -
d) A prestaçäo de assistência jurídica, sem flns lucrativos, aos reclusos que näo  tenham possibilidades económicas;
e) A abertura de delegaçöes principalmente junto aos estabelecimentos prisionais  com maior número de detidos;
f)) O empreendimento de acçöes que possam contribuir para a prossecuçäo dos   indicados como congressos, reuniöes públicas, debates, criaçäo de jornais, programas radiofónicos e televisivos, páginas na internet e outros."
 
Quem quiser ser sócio, deverá ir a: http://www.apar.org.pt/index.php/faca-se-socio
 
No site encontrarão também informação sobre como podem fazer donativos.
 
 

2 comentários:

Smiley disse...

Boa tarde Micaela, muito obrigada pelas informações. Tentei ir ao site da APAR mas, por alguma razão que desconheço, não se encontra activo. Será que consegues saber o contacto telefónico ou email da Associação?

Cumprimentos,
Sónia Solé

Anónimo disse...

Sónia, experimente a página do Facebook: https://www.facebook.com/APARPT?fref=ts