Seguidores

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Futuro: Projeto das 100.000 árvores

"O FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objectivo de criar florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores.



O que se pretende exactamente?
Pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos da região sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanos. 


O objectivo central é aumentar e melhorar a qualidade da área de floresta nativa na Área Metropolitana do Porto (AMP) através de um projeto colaborativo no qual têm um papel fundamental as autarquias, os cidadãos, os proprietários florestais, as associações, as instituições de ensino, as entidades governamentais, as empresas, entre outros. O projecto tem uma duração de cinco anos.



Que espécies de árvores são plantadas?
Sempre espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, isto é, espontâneas no nosso país (e na região). A escolha das espécies para cada local depende principalmente das características ecológicas de cada sítio. São privilegiadas espécies como carvalhos, sobreiros, amieiros, castanheiros, freixos, loureiros, medronheiros, ulmeiros, pinheiros-mansos, sabugueiros, amieiros, pilriteiros, entre outras espécies. 
A maioria das árvores é fornecida através do Floresta Comum (Condomínio da Terra/Quercus).



Quando começaram os trabalhos?
As ações de plantação começaram em outubro de 2011 e prolongam-se até 2015. O ritmo das plantações depende da área e das condições reunidas em cada uma delas. Em alguns casos as parcelas já estão identificadas e preparadas para receber as árvores e noutros têm que ser limpas e preparadas. O trabalho preparatório das plantações e a posterior gestão é assegurada sobretudo pelas equipas de sapadores florestais ou equipas das autarquias mas o papel de cidadãos voluntários é essencial.



A plantação decorre entre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro (eventualmente março). Em setembro e outubro acontecem ações de limpeza de terreno e recolha de sementes. Entre março e setembro são necessárias ações de limpeza, eventual rega e manutenção.





Como surgiu esta iniciativa?
 O FUTURO – o projeto das 100.000 árvores - nasceu no contexto do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (cre.porto) e resulta do conhecimento acumulado e da dinâmica de participação e colaboração gerada durante a elaboração do Plano Estratégico de Ambiente da Área Metropolitana do Porto (2003-2008)."

Informação retirada de: http://embaixadadafloresta.blogspot.pt/p/projecto-futuro-100000-arvores.html

" FUTURO - projeto das 100.000 árvores - é uma iniciativa de criação de florestas urbanas nativas pelas pessoas e para as pessoas. A nossa meta é plantar 100.000 árvores nativas até 2016. Todos os interessados podem participar à medida da sua vontade e disponibilidade. 


Curador@ da Floresta. Dê 5 dias por ano à floresta! Colabore anualmente nas campanhas de plantação (2 dias) e nas campanhas de manutenção e cuidado (3 dias). Se participar nestas 40 horas de voluntariado anual o cre.porto dá-lhe o certificado de Curador das Florestas. Os trabalhos no terreno são sempre acompanhados por técnicos especializados e você pode participar nas ações que lhe forem mais convenientes. Inscreva-se como Curador@ das Florestas e passará a receber em primeira mão no seu e-mail as atividades em curso no terreno. Depois só tem que escolher aquelas nas quais quer colaborar. Esta modalidade de colaboração não tem custos para si (apenas lhe pedimos que se desloque pelos seus meios até aos locais das atividades, sempre na Área Metropolitana do Porto).
Consulte a Agenda para saber quais são as próximas atividades! 




Amig@ da Floresta. Não quer comprometer-se a dar 40 horas por ano à floresta? Não é por isso que deixa de ser importante a sua colaboração! Através deste blogue divulgamos regularmente as iniciativas de plantação, cuidado, manutenção e proteção de bosques nativos da Área Metropolitana do Porto. Escolha a(s) atividade(s) que mais lhe interessam e inscreva-se, nem que seja pontualmente. Experimente e traga os amigos e/ou a família! Esta modalidade de colaboração não tem custos para si (apenas lhe pedimos que se desloque pelos seus meios até aos locais das atividades, sempre na Área Metropolitana do Porto).
Consulte a Agenda para saber quais são as próximas atividades! Para receber notificação de todas as novas atividades deixe aqui o seu e-mail




Embaixador@ da Floresta. O saber não ocupa lugar! Participe no roteiro de formação sobre florestas criado especialmente para as pessoas que querem saber mais sobre a história, as características, os benefícios e formas de criar e gerir bosques. Frequente as 16 horas de formação e seja Embaixador@ da Floresta, um certificado atribuído pelo CRE.Porto. Os formadores são pessoas de reconhecido mérito e experiência. Esta modalidade tem um custo associado de 25 euros. Se está interessad@ em participar numa das próximas edições do curso Embaixadores da Floresta (2012) subscreva este blogue e esteja a par das novidades.




Promova este projeto. Partilhe o FUTURO - projeto das 100.000 árvores - com os seus amigos, colegas e familiares através das suas redes profissionais e sociais. Quantas mais pessoas conhecerem esta iniciativa maior é a possibilidade de sucesso, principalmente porque como cidadãos podemos dar um sinal de que este objetivo nos move. 



Traga também a sua organização. A participação no FUTURO - projeto das 100.000 árvores - está aberta a grupos de voluntariado empresarial, a estabelecimentos de ensino e a todas as organizações que se identifiquem com esta iniciativa.




O estatuto de Curador das Florestas pode ser atribuído a organizações. Obterão esse certificado as entidades que colaborem com 400 horas anuais de trabalho voluntário. Por exemplo, se 40 colaboradores de uma organização participarem numa plantação de 5 horas e numa ação de limpeza de 5 horas, a organização já pode receber o seu certificado de Curador das Florestas. 
O número total de horas é calculado através do somatório do tempo que cada representante dessa organização der ao projecto. Se a sua organização está interessada em ser Curador@ das Florestacontacte-nos




Mas porque deve participar?Além de todas as justificações que partilhamos na página de PORQUÊ há motivos ainda mais fortes para se juntar a nós :)


  • Cuide do seu coração! Um estudo recente mostra que as pessoas que fazem 40 horas de trabalho voluntário por ano têm menos doenças do coração e vivem mais tempo.

  • Colabore numa mudança positiva à sua volta... e em si! Há evidências científicas que atestam que as pessoas que fazem trabalho voluntário são pessoas mais felizes, que estão mais satisfeitas com a sua vida, têm uma maior estima pessoal, um maior sentimento de controlo sobre a sua vida e uma melhor saúde física e mental.



Consulte a AGENDA para saber quais são as próximas atividades!"


Informação retirada de: http://embaixadadafloresta.blogspot.pt/p/quer-participar-saiba-como.html

Sem comentários: