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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Banco de Ideias Solidárias

"Que projeto vai abraçar a vossa escola? Será que é único ou existem outras escolas com uma ideia semelhante?
Neste espaço poderão partilhar com outros participantes os vossos temas/problemas e propostas de intervenção, descobrir semelhanças e, quem sabe, até criar sinergias!!!
Esse intercâmbio direcionado de equipas/escolas que estão a tratar do mesmo tema/problema e que se poderão ajudar mutuamente poderá potenciar o sucesso dos projetos.
Aliás, neste espaço toda a comunidade está convocada a intervir! Não só escolas… equipas… TODOS NÓS, individualmente, em família, em grupo!!!
As Instituições de Apoio Social, Associações de Pais, também podem, e devem, contribuir com as suas mais valias de terreno.
Arrisquem a dar ideias que venham a ser realidade!
Cliquem em cada área, fiquem a saber como se vai trabalhando para um balanço positivo do Desenvolvimento Humano!
Vamos ser ambiciosos! CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e SUSTENTABILIDADE."
 
O processo de desenvolvimento dos projetos deverá respeitar as seguintes fases:
Este é o primeiro passo para uma estreita relação de intercâmbio solidário e aceder a uma vasta rede de partilha de informação entre escolas e instituições nas áreas do Desenvolvimento Humano.
A partir daqui a escola ficará inserida no energia com vida e na Rede Escolas Solidárias, tendo acesso a toda a informação necessária para desenvolver as fases seguintes.
Recomenda-se que o envio da inscrição seja feito até 15 de outubro. No entanto, se estiver interessado em inscrever a sua escola, e já tiver passado o prazo, não deixe de falar com o Gabinete de Comunicação energia com vida!
FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI!
Agora é preciso observar o terreno e, claro, fazer todo o trabalho de investigação que servirá de apoio à criação de uma plataforma de informação atualizada dos problemas da proximidade da escola.
Este processo desenvolve-se em 3 etapas:
• levantamento da situação propriamente dito;
• seleção do(s) tema(s) de intervenção e respetiva justificação;
• informação sobre a(s) equipa(s) envolvida(s).

A partir daqui está criada a base para um bom início de trabalho de intervenção. Lembre-se que o Gabinete de Comunicação está ao seu dispor para esclarecer eventuais dúvidas, e através do site e redes sociais do energia com vida também poderá obter muita ajuda.
Com o apoio metodológico, é tempo de começar a agir…
Muitas das escolas podem até adaptar alguns dos projetos que já têm vindo a desenvolver em termos de intervenção social neste sistema do energia com vida.
Dentro das 8 temáticas veja o que é preciso e o que se consegue fazer. Podem ser formadas várias equipas. Bom recrutamento!
Recomenda-se que o envio da ficha desta fase seja feito até meados de novembro. As datas concretas vão sendo divulgadas no separador próprio “Datas do Projeto” (site).
FICHA LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO/TEMA/EQUIPA AQUI!
Nesta fase, impõe-se uma grande dose de criatividade e relacionamento com os recursos da escola e da comunidade para começar a construir e a implementar uma ajuda efetiva. Todas as sugestões da escola entrarão no Banco de Ideias Solidárias que servirá de inspiração e réplica noutras áreas com problemas semelhantes (e verifique também se alguma ideia deste Banco especial se poderá aplicar, ou adaptar, na sua área!).
A partir deste momento, os dados estão lançados. A experiência vai ser marcante para todos: para a comunidade ajudada, para quem oferece ajuda e para os observadores!
Recomenda-se que a elaboração deste Plano esteja estabilizado e em meados de dezembro enviem a vossa ficha de projeto, para que a intervenção no terreno e as principais ações sejam implementadas até meados de abril.
FICHA PROJETO INTERVENÇÃO AQUI!
Com o projeto implementado, há que fazer o balanço: O nosso esforço valeu a pena? Que diferença trouxemos em relação ao que já existia? Será que demos um contributo efetivo à nossa comunidade? Fizemos felizes aqueles que nos rodeiam? E nós, sentimo-nos bem connosco próprios? O balanço foi positivo?
Feita uma análise honesta e rigorosa, está criada a última base para a “qualificação” da escola.
Atenção! Apenas com esta fase concluída é possível “qualificar” a escola. As escolas qualificadas, i.e., as que entregam os resultados dentro do prazo, têm a oportunidade de ver expostos os seus projetos no Evento final e fazer parte da lista de candidatas às 10 escolas solidárias distinguidas!
É natural que à data da entrega desta ficha ainda existam ações por concluir e haja até outras planeadas para uma data posterior; todas elas deverão ser mencionadas no relatório do projeto, mas é imprescindível que as principais ações tenham já sido implementadas e finalizadas a tempo de serem avaliadas. Um dos objetivos do energia com vida é precisamente dar a oportunidade às equipas de aprenderem a fazer um projeto de A a Z, avaliando o seu impacto e traçando notas de melhoria.
Com esta ficha de resultados enviem os anexos de vídeo, fotografias, apresentação powerpoint, etc., que achem que contribui para a comprovação do vosso projeto no terreno.
E, mesmo depois de entregue esta ficha, continuem em contacto com o energia com vida, através do Gabinete de Comunicação e das redes sociais, enviando notícias do que vai acontecendo até ao final do ano letivo, e por vezes até durante as férias… Porque a solidariedade não pára!
O envio desta ficha deve ser feito até 30 de abril.
FICHA RESULTADOS DO PROJETO INTERVENÇÃO AQUI!
As escolas qualificadas serão aquelas que entregarem a sua ficha de resultados dentro do prazo indicado.
Todos os projetos que atinjam a este nível serão apreciados e estarão entre os candidatos ao título “Escolas Solidárias” do ano.
A Comissão de Júri do energia com vida, composta por elementos de diversas áreas e representantes de algumas das principais instituições de solidariedade, fará essa análise à luz de parâmetros que incluem a relevância do impacto, a inovação, a criatividade, o rigor, a exequibilidade, a sustentabilidade, etc.
A qualidade faz a diferença!
Os critérios que norteiam a seleção das escolas a distinguir são:
. obtenção dos resultados propostos;
. previsão de continuidade;
. e outros como: envio das fichas e qualidade dos seus conteúdos (descrição, quantificação, etc.); inovação e valor acrescentado das ações de intervenção; otimização dos recursos internos; nível de rede de cooperação criada na proximidade; esforço de amplificação/comunicação do projeto (comunicação social); relacionamento com a plataforma de comunicação do energia com vida; quantidade de equipas; temas trabalhados; locais trabalhados; anexos (fotos/filmes, apresentação global)…
Todas as escolas, professores e alunos envolvidos nos projetos de intervenção solidária que forem qualificados receberão um certificado Escolas Solidárias.
A lista será divulgada ao grande público pelo Gabinete de Comunicação energia com vida em parceria com os órgãos de comunicação social.
As 10 escolas com os melhores projetos serão reconhecidas com a distinção “Escola Solidária do Ano” e serão convidadas a falar sobre o seu projeto num evento especial, a realizar em junho, em local e data a divulgar atempadamente.
Estas escolas, respetivos professores e alunos envolvidos receberão diplomas, medalhas e o troféu para a Escola.
Todos os participantes estão convidados a assistir ao Evento final tendo prioridade as escolas distinguidas e qualificadas. É sempre um momento rico em partilha, convívio e emoção! (marquem na agenda: início de junho)
Informação retirada de: http://www.energiacomvida.org/

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