Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Leigos para o desenvolvimento

"Fundados em 11 de Abril de 1986, os Leigos para o Desenvolvimento são uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida oficialmente como uma Organização Não-Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD). O Governo Português, através do IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Ministério dos Negócios Estrangeiros, reconheceu lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1995. Uma Associação Católica e uma obra de inspiração Inaciana, que partilha com os Jesuítas princípios e uma missão comuns.
Actualmente com projectos de Desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor e Portugal, actuamos preferencialmente na área da educação formal, não formal e informal, na área da saúde, na área da capacitação de organizações da sociedade civil e na área da acção social e desenvolvimento comunitário.
A nossa actuação é através de voluntários LD que permanecem no terreno pelo período mínimo de um ano, privilegiando a relação, o conhecimento local e a simplicidade de meios, sendo assim criada a possibilidade do auto-desenvolvimento das comunidades. Para além do tempo de missão, dos projectos e serviços desenvolvidos os LD são, para os seus voluntários, uma “escola” de vivência intercultural, de respeito e valorização das diferentes culturas e de participação cívica."
 
 

Como apoiar?

 
"Benfeitor
Há muitas formas de ajudar os Leigos para o Desenvolvimento com um donativo esporádico, seja através do Multibanco, dos serviços de Banca Electrónica ou do envio de cheque. Se pretende contribuir para os LD, escolha a opção que mais lhe convier.
Caso efectue o seu donativo através de Banca Electrónica ou Multibanco deve enviar-nos o comprovativo para envio do recibo respectivo, dedutível fiscalmente.

Transferência Bancária

Pode optar por depositar um donativo na conta dos LD através do NIB: 0010 0000 99759690 001 92 do Banco BPI. Se tiver acesso aos serviços de Banca Electrónica do seu banco, poderá fazer a transferência através da internet, bem como fazer agendamentos regulares do seu donativo.

Cheque

Envie o seu donativo em cheque nominal directamente para a sede dos Leigos para o Desenvolvimento.

Paypal

Completar texto para o paypal
Nota: Todas as suas contribuições são, nos termos da lei, passíveis de dedução à colecta em sede de IRS/IRC. Periodicamente os Leigos para o Desenvolvimento emitirão recibo correspondente.
 

Ajudar com os Impostos


Escreva 501 917 705 no quadro 9 do anexo H da sua declaração e dê aos Leigos para o Desenvolvimento 0,5% do seu imposto.
A Associação Leigos para o Desenvolvimento está expressamente registada para receber o seu donativo. (art. 32, nº6 da Lei nº16/2001 de 22 de Junho)
 

Apadrinhamento

Saiba exactamente quais os projectos que está a apoiar e receba informação detalhada do desenvolvimento das respectivas actividades.
Apoie uma missão concreta dos LD, definindo o país que apoia, a missão (local) e conheça os voluntários que estão no terreno, o seu trabalho e a estrutura local de apoio.
Saiba mais sobre as nossas missões no menu “as nossas missões”.
Contacte-nos através do e-mail ongd.leigos@gmail.com para saber como pode fazer o seu donativo directamente para um projecto/missão e como receber todas as informações posteriormente.
 

Apoios Especiais

Legados Testamentários

Existem cada vez mais pessoas que deixam os seus bens em testamento a diversas Instituições. Para tal só é preciso indicar no notário que trata do testamento o nome “Leigos para o Desenvolvimento”, a morada e o que pretende legar.
Os valores contribuirão para que a nossa missão continue e se sustente “para sempre”.

Festas Familiares

Casamentos; bodas de prata e de ouro; ordenações sacerdotais; baptizados; entre outros são muitas vezes acontecimentos em que se trocam presentes. Em alguns casos os presentes são simbólicos mas também monetários.
Há já muitas pessoas, que por entenderem associar ao seu festejo à nossa causa, destinam os presentes monetários aos Leigos para o Desenvolvimento. Outros reduzem as despesas em brindes, ofertas e lembranças aos convidados, destinando a poupança para a nossa Organização.

Grupos Solidários

Muitos grupos de cidadãos solidários têm-se juntado para divulgar, trabalhar e angariar fundos para projectos dos LD. São exemplo disso: grupos de alunos de escolas, grupos paroquiais, grupos de amigos ou colegas de trabalho.
 

Voluntariado

Para além do voluntariado internacional, é possível nos Leigos para o Desenvolvimento o voluntariado pontual e, em Portugal:
>>No projecto Centro S. Pedro Claver, em Lisboa, é fácil dar um pouco do seu tempo dando apoio escolar (explicações) a alunos imigrantes ou filhos de imigrantes. Para mais informações contactar: paulacondesso@gmail.com ou tel. 21 757 91 38.
>>Também o Secretariado dos LD tem muitas vezes tarefas que são desempenhadas por voluntários que, ao disponibilizarem o seu tempo de forma pontual ou contínua ao longo do tempo, apoiam as várias actividades da Organização. As tarefas vão desde as mais simples, ao nível administrativo, como até ao nível da consultoria, caso estejamos a falar de um voluntário especializado e vocacionado para determinada área.
O apoio pode ainda ser realizado através da divulgação de campanhas informativas ou de angariação de fundos, colaboração na venda de produtos LD, entre outras.
 
 
Informação retirada de: http://www.leigos.org
 

Sem comentários: