Seguidores

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Instituto Companheiros de Emaús

"Proporcionar uma condição digna de sobrevivência a qualquer pessoa, independentemente da sua história pessoal e respeitando escrupulosamente o seu livre arbítrio, desde que seja compatível com as regras de convívio social.

Princípios orientadores

:: Acolhimento
O acolhimento a pessoas desfavorecidas/carenciadas na condição de sem-abrigo, feito a partir da sua iniciativa e sempre que esta pessoa se desloca às nossas instalações. Jovens e adultos do sexo masculino, maiores de idade, em situação de exclusão e marginalização social.

:: Vida comunitária
Casa comunitária (sita na rua Montes dos Burgos, n.º 219, Porto). Aqui, em comum e num ambiente familiar, satisfazem-se as suas necessidades básicas de alojamento, alimentação, higiene, cuidados de saúde, ocupação e relacionais.

:: Trabalho
Consiste na recolha ao domicílio de materiais/objetos usados; triagem e reciclagem destes materiais, para coloca-los à venda, na nossa loja solidária (Rua Santos Pousada, n.º 781, Porto).

:: Partilha
Toda a vida é partilhada, isto é, a todos e a cada um compete respeitar os direitos e deveres de cada companheiro (designação para cada pessoa que é acolhida), dentro da família comunitária; cada um contribui com o seu trabalho comunitário, assegurando desta forma a subsistência da comunidade. Partilha também com outros projetos locais e internacionais de apoio a pessoas com dificuldades de vida extremas.
Description
«Com dinheiro não se fazem Homens.
Com Homens que se amam faz-se tudo,
Até o dinheiro necessário».
...
(Abbé Pierre)

O Instituto Companheiros de Emaús existe desde 1998. A sua filosofia inscreve-se na do Movimento de Emaús Internacional. Este Movimento, fundado pelo Abbé Pierre (1912-2007) em França (1949), tem como principal finalidade o combate às diferentes formas de exclusão, num espírito de solidariedade para a consecução da Justiça Social. O Movimento rege a sua ação pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, não tendo quaisquer opções religiosas ou políticas, aceitando prestar serviço sem olhar a credos, etnias ou outras opções particulares dos que a ele aderem. Lançado o espírito do Movimento, está hoje presente nos quatro continentes e em 47 países de todo o Mundo, incluindo Portugal."
 
"O que fazemos?
- Recolha domiciliária de materiais e objectos doados;
- Triagem e reciclagem do material recolhido;
- Recuperação do material em oficina, principalmente restauro de móveis e
reparação de electrodomésticos;
- Organização (preparação e limpeza) do material para colocar à venda do nosso
espaço comercial;
- Pequenos transportes de recolha e entrega de materiais.

:: Na nossa loja pode encontrar os seguintes produtos:
- Móveis;
- Electrodomésticos;
- Livros;
- Roupa;
- Louça;
- E outros produtos de ocasião.

:: Serviço de Entregas ao Domicílio."
 
Localização: Rua de Santos Pousada, 781 - Porto
 

2 comentários:

Clipping Path disse...

Hey Very Nice Blog!!! Thanks For Sharing!!!!

Lynne Allen disse...

Wow!!! It was really an Informational Article which provide me with much Insightful Information. I would like to first thank the author for such an Insightful Content

Skip Hire Near Me
Mini Skip Hire
Midi Skip Hire
Builders Skip Hire
Maxi Skip hire
RORO Skip Hire
2 Yard Skip