Seguidores

sábado, 5 de janeiro de 2013

Reciclagem de roupa e calçado

Hoje, fiquem com dicas para a entrega das vossas roupas e sapatos, mesmo daqueles que já não estão em grande estado.
Não desperdiçar é uma forma muito importante de ajudarmos o meio ambiente.

"Os resíduos de origem domiciliária que podem ser depositados nos contentores Wippy® classificam-se em dois grandes grupos:

Têxteis
  • Vestuário: sweaters, camisas, camisetas, camisolas saias, calças, calça jeans calções, bermuda, jerseys, jaquetas, t-shirts, vestidos, pólos, fatos, casaco, blusas, blusões, impermeáveis, roupa interior, gravata, lenços, cachecóis, etc…
  • Têxtil Lar: lençóis, mantas, fronhas, toalhas de mesa, cortinas, toalhas, roupões de banho, edredões, etc.
Não Têxteis:
Por outro lado existem outros resíduos que não sendo propriamente têxteis poderão ser reaproveitados, se estiverem em bom estado, como:
  • Calçado: sapatos, botas, calçado desportivo, sandálias, etc.
  • Complementos: sacos, carteiras, porta-moedas, chapéus, gorros, cintos, etc.
  • Outros: brinquedos."

"O processo compreende diversas classificações consecutivas em função do estado da roupa: 

Numa primeira classificação separar-se-á toda a roupa que é “utilizável”, isto é, susceptível de ser reutilizada, devido ao seu bom estado, da “não utilizável”, isto é, aquela que não está em condições de ser reutilizada.
  • As primeiras são reclassificadas posteriormente por tipos (calças, blusas, camisas), embalando-se para serem de seguida exportadas a peso para diferentes países, onde existe um comércio grossista e retalhista deste tipo de artigos, sempre tendo em conta, que os artigos exportados se conciliam com o clima e a cultura do país de destino.
  • A roupa classificada como “não utilizável” (rota, manchada, descosida, ou muito usada) que anteriormente havia sido separada da restante, sofre nova classificação em função da sua composição e cor, obtendo-se:
    2.1. Aquela que pela sua composição e poder de absorção é susceptível de ser transformada em trapos de limpeza, classificando-se:
    2.1.1. Brancos
    2.1.2. Cor Ambos. Que por sua vez voltam-se a classificar:
    2.1.2.1.-Tecido de ponto grosso ou fino.
    2.1.2.2.-Tecidos planos: Trapos que são cortados, processados e embalados em formatos, desde 1 quilograma até 400 quilogramas.
    2.2. Aquela, que sendo não utilizável como trapo pelo sua composição, se converte em fibra para fiação de artigos.
    2.3. Por último, o restante material é desfibrado para a fabricação de tecido geotêxtil, isolantes, enchimentos, entre outros artigos finais.

    No final de todo o processo de classificação 90% aproximadamente do material depositado no contentor é considerado como valorizável, transportando-se a fracção que depois do processo não tem qualquer utilidade a um aterro controlado por um gestor autorizado."

Informação retirada de: http://wippy.es/portugues/index.php

Sem comentários: